Inscrições para o Fórum Social de Migrações vão até dia 15

O 5º Fórum Social Mundial de Migrações (FMSM), que acontecerá entre 26 e 30 deste mês em Manila, Filipinas, está com inscrições abertas até a quinta-feira (15), na página do evento. O recebimento de crachás, kits e o acesso aos eventos dentro do Fórum só serão liberados após a confirmação da inscrição.


imagem: divulgação FMSM

O prazo de inscrição foi estendido até o dia 15 devido às inúmeras solicitações, contudo, o comitê organizador assegura que a data não será mais ampliada.

São aguardadas centenas de delegados internacionais para participar deste evento, que é um dos eixos temáticos do Fórum Social Mundial (FSM) e que já aconteceu em países da Europa e da América Latina. Neste ano, o Fórum Social Mundial de Migrações (FMSM) terá como tema "Mobilidade, Direitos e Modelos Mundiais: Buscando Alternativas”.

De acordo com seus organizadores, o Fórum tem como objetivo "fortalecer o processo, movimentos de protesto e organizações ao redor do mundo que estão lutando pela integração e os direitos dos homens, mulheres, jovens e crianças que emigram com a esperança de uma vida mais digna e justa”.

Para isto, o FMSM vai transformar em um espaço para discussão democrática de ideias, para reflexões, compartilhamento de experiências e articulação de coletivos, movimentos e organizações sociais contrários à globalização neoliberal e, sobretudo, contrários à negação/restrição em conceder cidadania e direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais para migrantes, deslocados, refugiados e expatriados.

Programação

Durante os cinco dias de evento serão realidadas atividades variadas como oficinas, eventos coordenados por organizações, visitas de campo (província de Pampanga, Manila, província de Batangas e província de Bulacan), plenárias, apresentações e intercâmbios culturais, além de uma mobilização em solidariedade às organizações locais de trabalhadores e sindicatos. Na oportunidade, também haverá espaço para que membros de organizações com sede nas Filipinas falem sobre os problemas que afetam os trabalhadores e trabalhadoras migrantes da região. A programação completa pode ser vista em: http://spanish.wsfm2012.org/programa/programa2

Para mais informações, acesse o site do Fórum

Fonte: Adital