PCCh: China vai persistir firmemente no seu próprio caminho

Começou nesta quinta (8) a semana que "decide o futuro" na China, segundo a imprensa internacional. O Partido Comunista da China (PCCh), que detém o poder no país, inaugura seu 18º Congresso Nacional. O secretário-geral do PCCh, Hu Jintao, ressaltou na cerimônia de abertura que a China vai persistir firmemente no caminho socialista com características chinesas.

china

"Agora, em nome do 17º Comitê Central do Partido Comunista da China, vou apresentar-lhes o relatório. Como todo o mundo já tem na sua mão a versão impressa do texto, vou citar apenas os pontos chaves", disse.

A abertura do discurso de Hu Jintao foi concisa. A Constituição chinesa define o PCCh como partido do poder. O relatório referido tem como uma das principais tarefas traçar um projeto para as políticas e medidas a serem tomadas pelo partido nos próximos cinco anos. O intuito é orientar a construção e o desenvolvimento do país.

Numa altura em que o PCCh enfrenta um número crescente de desafios na administração e a comunidade internacional acompanha atentamente o futuro rumo do país asiático, Hu Jintao fez uma declaração clara no seu discurso.

"O tema do nosso Congresso é: liberar nossos pensamentos, efetuar a reforma e abertura, reunir a nossa força e superar as dificuldades, além de persistir firmemente no caminho socialista com características chinesas, com o fim de construir uma sociedade moderadamente confortável."

Desde 1978, ano em que foi aplicada a política de reforma e abertura, o PCCh vem tomando como prioridade a promoção do progresso nacional. A iniciativa é no sentido de concretizar a modernização do país e enriquecer a população. Com trinta anos de experiências acumuladas, o PCCh definiu o conceito de desenvolvimento científico.

Graças aos esforços empenhados durante cerca de um século, o PCCh encontrou finalmente o caminho socialista que corresponde à realidade chinesa. Está formado o sistema de teoria socialista com características chinesas. Está definido no país também o regime socialista com características chinesas. Hu Jintao comentou o significado desses três resultados.

"O caminho, a teoria e o regime socialista com características chinesas são resultantes dos esforços do nosso partido e do povo chinês no último século. Devemos estimá-los e levá-los em frente."

Hu Jintao citou também vários pontos chaves para o futuro desenvolvimento do país, nomeadamente dar continuidade ao crescimento sadio da economia, ao aperfeiçoamento da democracia, à melhoria da vida da população, ao respeito pelo meio-ambiente e à luta contra a corrupção.

Aa China obteve "novos sucessos históricos" na última década e os êxitos lançaram um fundamento sólido para completar a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, disse Hu.

Quanto às relações com o exterior, Hu Jintao reiterou também que a China continua a respeitar os princípios de paz, desenvolvimento, cooperação e benefícios recíprocos.

O 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) foi aberto hoje, às 9h, na capital chinesa.

Fonte: China Rádio Internacional