Conferência da Organização Mundial da Saúde critica tabagismo

A 5ª Reunião da Conferência das Partes do Convênio Marco para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS) começou com duras críticas para a indústria do tabaco.

Esta assembleia, que ocorrerá até o próximo sábado (17), em Seul, na Coreia do Sul, busca promover a aplicação do Convênio Marco para o Controle do Tabaco, que representa 176 países entrou em vigor em 2005 para proteger a população mundial dos danos causados pelo tabagismo.

Durante a sessão firmou-se um protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos do tabaco, definida pela diretora geral da OMS, Margareth Chan, como um instrumento para combater a delinquência internacional relacionada com o setor.

O protocolo compromete aos países para estabelecer em cinco medidas para acabar com esta atividade criminosa, aplicar um sistema eficaz de licenças sobre a produção e distribuição do tabaco, assim como rastreamento e sanções.

Atualmente existem mais de 1.200 milhões de fumantes no mundo, aproximadamente um terço da população global, segundo dados da OMS, que atribui ao tabaco 1,2 milhões de mortes por ano.

Fonte: Prensa Latina