Dilma garante maior redução nas tarifas de energia em 2013
A presidenta Dilma Rousseff reafirmou nesta terça-feira (13), na coluna Conversa com a Presidenta, que a conta de luz ficará mais barata no próximo ano. Clarice Antonieta Torino, 62 anos, costureira de Mogi das Cruzes (SP), disse ter dúvidas a respeito da redução e perguntou à presidenta sobre os novos valores.
Publicado 13/11/2012 16:12
“No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil”, disse a presidenta. Segundo ela, “a redução da conta de luz trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para as nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população”, explicou.
A presidenta também falou sobre o horário de verão e o que representa a medida para a redução do consumo de energia. “O horário de verão é relevante não só pela economia de energia que proporciona, mas principalmente por deslocar o horário do pico de consumo. Ao longo do ano, o pico de consumo normalmente ocorre entre 18 e 20 horas, mas quando adiantamos os relógios em uma hora, diluímos esse consumo até às 22 horas”.
Dilma explicou ainda que a medida é adotada com cuidados para minimizar os impactos sobre as pessoas. “Escolhemos com cuidado e com antecedência a data para iniciar e encerrar o horário de verão e não o implantamos em todo o país”, afirmou. E defendeu a manutenção da medida, lembrando que o horário de verão, adotado no Brasil há mais de sete décadas, e há quase um século em outras nações, é importante para o Brasil e, por isto, precisa ser mantido.
Da Redação em Brasília
Com Blog do Planalto