Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece em São Paulo

De 29 de novembro a 2 de dezembro será realizada em São Paulo a 5° edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos. Este ano, o festival acontece em diversos pontos culturais e espaços de mais de 20 regiões da capital paulista.

a galinha que burlou o sistema

Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, o Etretodos exibe mais de 31 curtas de diferentes formatos, incluindo vídeos feitos por celular, dos quais 26 estão em competição. Dividido nos programas “Mostra Infantil”, “EntreTodos Especial”, “Espaços”, “Códigos”, “Paralelos”, “Diálogos” e “Atalhos”, os filmes mostram a amplitude do tema direitos humanos, abordando questões como a migração, homossexualidade, espiritualidade, habitação, entre outras.

O festival também fará a estreia do curta “Ojepota regua", realizado pelos índios da aldeia guarani Tenondé Porã de Parelheiros. O curta, que terá a sua pré-estreia no dia 1º de dezembro, às 20h, no espaço Matilha Cultural, narra o cotidiano e os costumes da aldeia mais próxima a um grande centro urbano, através da historia de um jovem recém-casado que vai constantemente à mata olhar suas armadilhas, até que um dia encontra sua cunhada, irmã mais nova de sua mulher.

O júri, formado pelo cineasta Hector Babenco, a escritora e roteirista Beatriz Bracher, a cineasta Julia Murat, o jornalista Ubiratan Brasil, o diretor executivo da Buriti Filmes Marcos Barreto, o poeta e agitador cultural Binho, o representante da Unesco Fábio Eon e a socióloga Vera Cardim, vai selecionar o melhor curta, melhor roteiro, melhor diretor e prêmio Visão Social. O público também poderá votar nos curtas preferidos no final das sessões.

Todo o ano o Entretodos chama artistas diferentes para confeccionar os troféus entregues aos premiados. Em 2012, os artistas plásticos e músicos Raul Zito, Pique e o artista Hideki irão produzir troféus sonoros. Eles serão feitos de madeira, lata, tecidos e minicircuitos eletrônicos de lata, que funcionam como autofalantes, pegam rádio e tocam mp3. Com uma entrada e saída P2, os troféus podem ser conectados ao ipod ou mp3 player para reproduzir sons.

Ao longo dos 3 dias de festival, serão realizados mais de 20 debates e bate-papos que contam com a participação de nomes como a jornalista Barbara Gancia, a especialista da Global Commision for Drugs, Rebeca Lerne, entre outros. Na programação das atividades paralelas, o Entretodos promoverá ainda diversas oficinas, entre elas está a de vídeos e produção de curtas com o diretor Anderson Cardoso no CEU Formosa. Também haverá uma intervenção de grafite com o tema Juventude e Direitos Humanos, no dia 1 de dezembro, às 10h, no viaduto da Praça Inácia Dias, em Perus – Zona Oeste.

O espaço Matilha Cultural, além de exibir os curtas, receberá uma programação especial de longas seguida de debates com os diretores. Serão exibidos “Quebrando o Tabu” de Fernando Grostein, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, “Mariguella” de Isa Grispum Ferraz, “Pixote – a lei dos mais fracos” de Hector Babenco, "Cortina de Fumaça" de Rodrigo Mc Niven e "DMT – A Molécula do Espírito” de Mitch Schultz.

Segundo a curadora Manuela Sobral, ao todo o festival contará com mais de 80 projeções e atividades diversas. “A ideia é que todos possam ir ao cinema e participar das atividades culturais, promovidas pelo evento, sem ter que usar carro ou pegar transporte público”, observa.

O evento, que visa descentralizar a informação e privilegiar o debate e reflexão sobre as questões relacionadas aos Direitos Humanos conta ainda com roda de histórias em volta da fogueira com o índio guarani Olivio, saraus, intervenções teatrais, exposições, apresentação de grupo de danças locais, shows musicais, oficinas de decoupagem, desenhos artísticos, grafitagem, storyboards, stop motion, foto na lata, maquiagem para cinema, entre outras atividades.

Para encerrar o festival, no dia 2, a partir das 14h, no Parque da Aclimação acontece o Show do Emicida. A primeira aparição do rapper na mídia foi com o single "Triunfo", logo que lançou seu trabalho de estreia em 2009, intitulado “Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe”. Celebrando o bom momento, em 2010, o MC colocou nas ruas outras duas mixtapes – “Sua Mina Ouve Meu Rep Tamem” e “Emicídio”. A essa altura, já carregava na bagagem a responsabilidade de ser o principal expoente da nova geração do hip hop, apresentando o gênero a outros públicos. No ano passado Emicida fez um tour com seus shows pela Califórnia e se apresentou no Festival Coachella, um dos mais tradicionais do mundo

O Entretodos 5 – Festival de curtas metragens de Direitos Humanos é realizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em parceria com os Núcleos de Direitos Humanos das Subprefeituras SP, Unicef, Unesco, Imprensa Oficial e Estate produções. Veja a programação completa no site: www.entretodos.com.br (a partir de 14/11).

Fonte: Prensa Latina