Ídolo do Vitória e do Cruzeiro, Alex Alves morre aos 37 anos

Ex-atacante do Vitória, Palmeiras, Portuguesa, Cruzeiro, Atlético-MG e Vasco, Alex Alves, que lutava contra a leucemia desde 2010, faleceu na manhã desta quarta, em Jaú, interior SP, aos 37 anos. Ele havia passado por um transplante de medula óssea no mês de outubro. Para Paulo Carneiro, ex-presidente do Vitória, Alex Alves foi "um dos maiores da história do time".

Alex Alves

O futebolista faleceu por falência de múltiplos órgãos e será sepultado em Salvador, na quinta (15), às 15h30 de Brasília, no cemitério Jardim da Saudade, no Bairro de Brotas”, sob responsabilidade do Esporte Clube Vitória, equipe em que foi revelado na temporada 1993, ao lado de ídolos como Dida, Paulo Isidoro e Vampeta.

Alex Alves chegou ao Leão da Barra com 12 anos, em 1987, e subiu para os profissionais seis anos depois. Referência no ataque do time vice-campeão brasileiro de 1993, foi negociado com o Cruzeiro e, a seguir, com o Hertha Berlin, da Alemanha. Em 2003, teve uma breve passagem pelo Atlético e no ano seguinte se transferiu para o Vasco da Gama. Em 2005, foi repatriado pelo clube baiano, mas não conseguiu repetir as atuações que consagrou jogando capoeira nas comemorações de gols.

Alex Alves fez história pelo Cruzeiro, se tornando ídolo da torcida. Conquistou a Copa Libertadores de 1997 com a camisa do time de Belo Horizonte, e no ano seguinte venceu o Campeonato Mineiro, a Recopa Sul-Americana e a Copa Centro-Oeste. Negociado com o Hertha Berlim, voltou ao Brasil em 2003 para jogar pelo Atlético-MG.

O presidente do Vitória declarou que recebeu com tristeza a notícia. “Alex Alves sempre teve um carinho especial pelo Vitória e mesmo depois que se transferiu para o futebol europeu manteve este laço de amizade. Lamento e quero, em nome do clube, transmitir aos seus familiares o mais profundo pesar”.

Paulo Carneiro, mandatário do clube na ocasião da ascensão de Alex Alves aos profissionais, também lamentou o falecimento do jogador na cidade paulista de Jaú, pelo Twitter: “Conheci Alex Alves em Salinas da Margarida aos 13 anos, e podia ter lhe ajudado mais. Um dos maiores da história do clube. Que o clube possa dar o apoio à família. Vá em paz”.

Veja imagens dos gols de Alex Alves pelo Cruzeiro:

Da Redação do Vermelho,
com agências