Sergipe: Unegro promove semana da Consciência Negra

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, a União de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro), apoiado pela Secretaria da Cultura de Estado (Secult) promove o evento ‘Projeto UNEGRO no 20 de novembro – Ações pela Igualdade’. Totalmente gratuito e aberto ao público, o projeto trará uma série de atividades com o objetivo de refletir sobre as contribuições políticas, sociais, econômicas e culturais da população negra na construção da sociedade.

O evento acontece do dia 19 a 23 de novembro e contará com apresentações de grupos de dança afro, bandas e um espetáculo teatral. Também exibirá dois documentários e um filme, seguidos de debates temáticos mediados por convidados selecionados por sua relevância. O evento contará ainda um curso de capacitação para educadores sociais da rede municipal de Assistência Social.

Confira a programação completa do evento:

19/11/2012 – 19h

– Apresentações do Afoxé DiPreto, Ato Libertário e O Vendaval

– Apresentação de dança afro com Grasielle Sá e Margarida Maria

– Intervenção teatral com Clênio Leite e Elis Santana

Local: Rua da Cultura – Mercado Municipal

20/11/2012 – 19h

– Exibição do documentário “Fela Kuti – A música é a arma” sobre o músico e ativista político nigeriano Fela Kuti. Seguido de um debate temático mediado pelo Prof. Paulo Neves

Local: Centro de Criatividade – Bairro Cirurgia

21/11/2012 – 19h

– Exibição do filme “Cidade Baixa”, seguido de um debate temático mediado por Martha Salles (Omolayé)

Local: Centro de Criatividade – Bairro Cirurgia

23/11/2012

14h

– Capacitação para Educadores Sociais da rede municipal de Assistência Social e demais interessados com sugestões práticas de atividades socioeducativas e pedagógicas, com aplicação da lei 10.639/03

Local: Estação Cidadania – Rua Pacatuba, 64, bairro Centro

17h

– Exibição do documentário “Zumbi dos Palmares”

– Apresentações com a Cia. De Dança Yaonilé e a Banda Afro Odoiy

Sobre a Unegro

A Unegro é uma instituição social sem fins lucrativos, representada em 22 estados e no Distrito Federal. Há 23 anos luta por uma sociedade mais justa e participa de espaços de decisão, controle e informação das políticas públicas e sociais combatendo a discriminação ao negro e a promoção da cidadania. Em Sergipe, foi fundada em 14 de maio de 2009.

Fonte: Secult