Para chinês, taxa de câmbio do iuane está equilibrada

A taxa de câmbio da moeda chinesa, o iuane, conhecido também como renminbi (RMB), em relação ao dólar americano, registrou um patamar equilibrado, afirmou sábado (17) um renomado economista chinês.

Wu Jinglian, preeminente economista octogenário chinês, disse em um fórum que a taxa de câmbio do iuane atingiu um nível equilibrado depois da realização da reforma bem sucedida e flutuações enormes desde 2005.

Desde o lançamento da reforma cambial do RMB em julho de 2005, o iuane se valorizou 30% em relação com dólar amerciano e a taxa de câmbio efetiva se valorizou 29,5%.

O comentário de Wu ecoou as observações do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, feitas no Fórum Davos de Verão quando se reuniu com representantes comerciais na cidade de Tianjin, norte do país em setembro deste ano.

O valor de RMB está basicamente em um nível equilibrado e o iuane até se desvalorizou recentemente no mercado de Contrato a Termo sem Entrega Física (NDF, em inglês) em Hong Kong, disse então Wen.

A razão pela qual a China lançou a reforma cambial é parcialmente o grande excedente de divisas resultado da política econômica orientada às exportações por décadas, que vem causando grande crescimento da base monetária no mercado e liquidez excessiva, assim como pressão inflacionária, segundo o economista.

Além disso, ele acrescentou que a China precisa mudar seu modelo de crescimento, para alcançar uma demanda doméstica mais forte, em vez de dependência excessiva das exportações e investimento.

Fonte: Rádio Internacional da China