Fóruns e Redes de Cidadania e as Jornadas de Direitos Humanos

 

 A articulação estadual dos Fóruns e Redes de Cidadania percorrerá até o dia 28 deste mês, 82 municípios maranhenses numa jornada de Direitos Humanos. Serão realizadas 60 audiências públicas e 22 reuniões-encontros comunitários em municípios das seguintes regiões: Lençóis/Munim, Baixo Parnaíba, Vale do Itapecuru, Médio Mearim, Vale do Pindaré e Turi.

Em todas as audiências serão debatidos com a população questões referentes à saúde, educação e gestão dos recursos públicos. O objetivo das audiências públicas e reuniões-encontros comunitários é mobilizar a população para participar da IV Marcha do Povo contra a Corrupção, pela Vida, Saúde e Educação, que ocorrerá dia 07 de dezembro/2012, em são luís, evento coordenado pelos Fóruns e Redes de Cidadania.

Hoje (dia 20) serão realizadas audiências públicas em Coroatá, Timbiras, Codó, Arari e Miranda do Norte. Ontem a articulação dos Fóruns e Redes de Cidadania realizou audiências públicas em São Mateus, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Cantanhede.

Amanhã haverá audiências nos municípios de: Poção de Pedras, Esperantinópolis, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Tutóia, São Bernardo e Magalhães de Almeida.

Em cada reunião, a equipe local dos fóruns e redes de cidadania, juntamente com a comunidade, escolhe a temática a ser abordada, dentro das áreas previamente escolhidas pela coordenação estadual: saúde, educação e gestão dos recursos públicos.

Pretende-se também, com a realização das audiências e reuniões-encontros comunitários, dar visibilidade aos direitos humanos, organizar a população para a luta pela sua efetivação, dentro da compreensão de que direito não se pede, não se negocia, não se abre mão: direito se exige!

Os casos de violação de direitos humanos, bem como denúncias de corrupção e improbidade administrativa serão objetos de representação, a ser protocolada no Ministério Público, dia 4 de dezembro, em que se exigirá a devida apuração.

Serão realizadas audiências públicas nos seguintes municípios: Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Presidente Vargas, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Belágua, Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia, Anajatuba, Miranda do Norte, Arari, Matões do Norte, Cantanhede, Pirapemas, São Mateus, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá, Timbiras, Codó, Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Vitorino Freire, Brejo de Areia, Pio XII, Bela Vista do Maranhão, Monção, Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré, Santa Luzia, Bom Jardim, Zé Doca, Pedro do Rosário, Presidente Médici, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana e Cândido Mendes.

Fonte: Blog do Itevaldo