Sérvios fazem manifestação em apoio a palestinos

Centenas de sérvios se manifestaram nesta sexta-feira (23) a favor do povo palestino na capital do país, Belgrado, de acordo com informações da agência de notícias palestina, WAFA.

A fontes assinala que os sérvios, acompanhados de palestinos e árabes residentes no país, condenaram os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que expressavam sua solidariedade ao assediado povo de Gaza.

De acordo com a notícia, os manifestantes gritaram lemas de demonstração de apoio aos esforços da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que apresentará em 29 de novembro a solicitação na Organização das Nações Unidoas para elever o status da Palestina, de entidade "observadora", para "Estado não-membro".

Desde 14 de novembro o regime de Telavive lançou vários bombardeios contra a Faixa de Gaza, atos que, além de provocar denúncias da comunidade internacional, provocaram manifestações de milhares de pessoas em todo o mundo em apoio aos indefesos cidadãos da Faixa. Os novos ataques resultaram no assassinato de mais de 160 palestinos e cerca de 1,2 mil feridos.

Diante da resistência do povo palestino e o temor de ver-se implicado em um conflito regional, o regime de Israel aceitou na quarta-feira o estabelecimento de uma trégua.

Apesar da entrada em vigor dessa trégua entre o Movimento de Resistência Islâmica Palestina (Hamas), e o regime de Telavive, Anuar Abdelhadi Qdeih, de 21 anos, perdeu a vida nesta sexta após disparos de soldados israelenses na localidade de Juzaa, a leste de Khan Yunes, e outros sete palestinos acabaram feridos pelos disparos.

Fonte: HispanTV