Hamas reforça fronteira com Israel após morte de camponês

Membros das forças de segurança do Hamas, a organização islâmica palestina que governa Gaza, foram alocados neste sábado (24) na fronteira com Israel, depois da morte de um camponês por tropas de Tel Aviv.

A Faixa de Gaza entrou hoje em seu quarto dia de trégua após três semanas de esporádicos ataques israelenses, desde quarta-feira (14). Os ataques mataram 164 palestinos, deixaram mais de mil feridos e enormes danos materiais.

Uma fonte do Hamas confirmou que "há instruções de implementar a trégua e, ao mesmo tempo, de proteger à população, de não permitir que se aproximem das cercas perimetrais".

"Contataremos o mediador egípcio para discutir o incidente", disse o porta-voz Sami Abu Zuhri.

A trégua foi negociada em conversas indiretas entre delegados do Hamas e do governo israelense através de mediadores egípcios e foi anunciada no Cairo, na quarta (21) em coletiva de imprensa conjunta dos chanceleres de Egito, Mohamed Kamel Amr, e dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

A duração do acordo é questionada após agressivas declarações do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e seu titular de Defesa, Ehud Barak, que deram a entender que estão prontos a reiniciar os ataques.

Fonte: Prensa Latina