Cidades-sede lançam pôsteres oficiais da Copa do Mundo
A Copa do Mundo de 2014 está cada vez mais inserida no dia a dia da população. Neste domingo (25), as 12 cidades-sede realizaram ações de divulgação da imagem do pôster local temático do Mundial.
Joanne Mota, do Vermelho com agências
Publicado 26/11/2012 10:52
Várias cidades usaram as partidas da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro para divulgar seus pôsteres.
Sudeste
Com uma megabandeira de 70m2, São Paulo, que é a cidade-sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, apresentou seu pôster ao público e à imprensa no Pateo do Collegio, marco inaugural da cidade, no Centro paulistano.

Na oportunidade, o secretário da Copa, Gilmar Tadeu, falou que o pôster destaca justamente a crescente adesão popular ao Mundial-2014. “O futebol já é um dos elementos culturais mais importantes do Brasil, uma força capaz de unir povos dos mais variados sotaques e idiomas. Numa metrópole cosmopolita como São Paulo – que ainda é berço e vitrine do futebol brasileiro –, a Copa do Mundo gera cada vez mais expectativas.”

Uma hora antes do início da partida entre Botafogo e Atlético-MG, no Engenhão, marcada para começar às 17h, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou ao público o cartaz da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Um bandeirão com a arte foi aberto no centro do gramado e mostrou o desenho de um homem dominando uma bola com o pescoço e formando os traços do Pão de Açúcar.
A cidade de Belo Horizonte também apresentou, na manhã deste domingo (25), seu pôster oficial da Copa do Mundo 2014.

O evento aconteceu no Museu Histórico Abílio Barreto, na região centro-sul da capital mineira. Marcaram presença o governador em exercício de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, a coordenadora do comitê executivo municipal, Flávia Rohlfs , e a designer responsável pelo desenho, Mariana Hardy.
Sul
O lançamento do cartaz de Porto Alegre foi realizado no Estádio do Beira-Rio, antes da partida entre Inter e Portuguesa.

“Foram 25 inscrições (para o slogan), tivemos um chamamento público para isso, um júri qualificado, cinco peças foram escolhidas e enviadas à Fifa, que elegeu uma delas. Isso dá mais visibilidade da cidade em si, cada vez mais perto da Copa”, declarou à imprensa durante o lançamento o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz.
“A Árvore Araucária foi eleita pelo voto popular como símbolo da cidade de Curitiba para o pôster oficial da cidade para a Copa do Mundo de 2014”, declarou à imprensa, neste domingo (25), o prefeito Luciano Ducci (PSB), em evento que afixou o pôster oficialmente na Casa da Memória de Curitiba, no Largo da Ordem.

Segundo ele, foram 11 dias para votar pela internet entre o símbolo escolhido e a outra opção, que colocava o piso de petit pavê do calçadão da Rua das Flores como representação da cidade. Foram 34.949 votos no total, sendo 21.867 (62,56%) para o pôster vencedor. “A Araucária é considerada símbolo da cidade e do estado do Paraná e agora representa nossa cidade no pôster da Copa”, declarou o prefeito.
Centro-Oeste
Com as cores da bandeira nacional, a imagem também teve inspiração na Catedral Metropolitana de Brasília, o governo do Distrito Federal lançou na manhã desde domingo (25) o pôster oficial da capital como cidade-sede para a Copa do Mundo de 2014.

As pessoas que quiserem conhecer o símbolo, podem ir até a Praça do Buriti, onde foi instalado um balão com a imagem do pôster.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou junto com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, da solenidade de lançamento do pôster oficial da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá. A apresentação foi realizada na sede da Secopa, no fim da tarde deste domingo (25), na capital.

Com 55% dos votos, o pôster 02 foi escolhido com a participação dos mato-grossenses por meio de votação pela internet. A ilustração será divulgada em todo o material publicitário da Prefeitura de Cuiabá e do governo de Mato Grosso.
Norte
O pôster oficial da Copa do Mundo em Manaus, lançado neste domingo (25), no Teatro Amazonas, já foi divulgado pela Fifa em seu site oficial.

O texto que acompanha o pôster diz que “aqui, no coração da Floresta Amazônica, nós somos todos fãs da natureza. Nós torcemos por bons jogadores, partidas memoráveis e por gols de tirar o fôlego. E nós também estamos juntos para torcer pela natureza. Acima de tudo, estamos todos no mesmo time”.
Nordeste
No Recife, ele foi apresentado antes da partida entre Sport e Fluminense, na Ilha do Retiro. Já em Salvador, o pôster foi exibido antes do jogo entre Bahia e Náutico.


Na capital potiguar o lançamento do pôster oficial de cidade-sede da Copa do Mundo Brasil 2014 ocorreu durante cerimônia realizada na Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial e cartão postal da cidade. Além de Natal, as outras onze cidades-sede também lançaram seus pôsteres oficiais neste domingo, em uma ação coordenada com a Fifa.

Em Fortaleza, o lançamento do pôster foi em palco montado ao lado do Castelão, que está com 95% da obra de reforma e modernização pronta. Para marcar a apresentação, a dupla cearense Italo & Renno cantou para o público presente ao lançamento oficial do pôster.
