Anatel fiscalizará qualidade da banda larga fixa em 15 estados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (28) que voluntários da Bahia, do Ceará, do Maranhão e do Pará, que participam do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa, começaram a receber esta semana os equipamentos medidores, batizados de "whitebox".

A distribuição já havia começado em outros 11 Estados do país. A partir das medições, a Anatel vai reunir informações para adotar medidas que permitam a melhora do serviço.

Pelo plano elaborado pela agência, são escolhidos voluntários por Estados, prestadora e faixa de velocidade contratada a fim de verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário.

Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de gestão da qualidade dos serviços de comunicação multimídia (banda larga fixa) e móvel pessoal (banda larga móvel), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 60% da velocidade contratada.

Caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de entregar 60% no restante do mês até novembro de 2013.

Fonte: Valor Econômico