China reitera posição sobre questão nuclear iraniana

O representante adjunto da China para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Huang Wei, acredita que só uma solução pacífica poderá ser favorável à resolução da questão nuclear iraniana.

Huang Wei afirmou na quinta-feira (29) em Genebra que esta solução passa pelo diálogo e cooperação, e que é favorável à não-proliferação nuclear internacional, à estabilidade do Oriente Médio e aos interesses da comunidade internacional.

Num discurso proferido no conselho da AIEA, Huang Wei apontou que o sexteto que discute a questão nuclear iraniana quer continuar o diálogo. Todos os lados precisam de adotar medidas flexíveis e pragmáticas em busca de uma solução racional e de benefício comum. Por outro lado, a AIEA deve insistir numa posição objetiva, justa e profissional, salientou.

Ele disse ainda que o Irã tem o direito a utilizar a energia atômica desde que tenha objetivos pacíficos, cumpra os requisitos internacionais e impeça a sua proliferação.

O representante norte-americano para a AIEA, Robert Wood, afirmou que se o Irã não realizar uma cooperação substancial com a entidade antes de março de 2013, os Estados Unidos vão considerar pedir ao conselho da AIEA que apresente o problema ao Conselho de Segurança.

O secretário-geral da entidade, Yukiya Amano, afirmou é possível resolver a questão por via diplomática e que todos os lados devem aproveitar essa oportunidade.

Fonte: Rádio Internacional da China