Bancários da BA alertam sobre demissão em massa no Santander

O Banco Santander demitiu pelo menos 23 trabalhadores, no estado da Bahia, alegando busca de melhores resultados, sem ao menor ter feito um comunicado. Por conta disso, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feeb) vai denunciar o processo de demissão ao Ministério Público do Trabalho. Abaixo a reprodução da nota emitida pela Feeb e pelo sindicato da categoria no estado.

Demissão massa no Santander

O Santander mostra mais uma vez que não tem nenhuma responsabilidade social. Na manhã desta segunda-feira (03/12), os funcionários do banco foram pegos de surpresa com o anúncio de demissões em massa. Somente da base do Sindicato da Bahia, até o início da tarde, foram 23 desligamentos, a maioria gerentes, ou seja, empregados com mais de 10 anos de banco e salário mais elevado.

O Sindicato entrou em contato com a direção da empresa para cobrar explicações e foi informado apenas que se trata de ajuste estrutural. O banco comunicou ainda que está em busca de melhores resultados, reduzindo custo, principalmente com pessoal, por isso, não serão contratados novos empregados.

Os dirigentes sindicais não aceitam a explicação, até porque, no Brasil, o Santander vai muito bem. Nos nove primeiros meses do ano, a empresa lucrou R$ 4,7 bilhões, o maior da América Latina. O valor corresponde a 26% do ganho global da organização financeira.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe comunicou que vai denunciar o processo de demissão ao Ministério Público do Trabalho. A FEEB e o SBBA, inclusive, denunciam, há tempos, os desligamentos cometidos pelo banco. A prática tem aumentado consideravelmente a sobrecarga e o índice de doenças ocupacionais.

Brasil

Os desligamentos imotivados não acontecem apenas na Bahia. Funcionários de outros estados também foram demitidos da noite para o dia há menos de um mês para o Natal. Mais uma prova de que o Santander está na contramão da história e não tem compromisso com o desenvolvimento do país, muito menos, com os brasileiros.

Sindicato dos Bancários da Bahia

Da redação com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia