Desabamento de túnel no Japão deixa nove mortos

Ao menos nove pessoas morreram neste domingo (02), no leste do Japão, após o desabamento de uma parte do túnel de uma estrada, o que deixou vários veículos presos e provocou um incêndio. O incidente foi no túnel de Sasago, de quatro quilômetros e situado a cerca de 80 quilômetros a oeste de Tóquio.

O desabamento teria ocorrido por volta das oito horas da manhã deste domingo a queda de parte de seu teto por causas que ainda são desconhecidas.

O motorista de um caminhão ligou para a empresa pedindo ajuda, foi socorrido, mas morreu quatro horas depois. Muitos motoristas abandonaram os carros e fugiram a pé pelo túnel cheio de fumaça.

De acordocom o governo japonês, na hora do acidente, não houve terremoto na região. As placas de concreto que desabaram ficavam no meio do túnel, que é o segundo mais comprido e um dos mais movimentados do Japão. Com mais de 4m de comprimento, liga Tóquio ao sul e oeste do país.

A empresa que administra a estrada suspeita que o acidente tenha sido provocado pela queda de um pino que prende as placas à parede do túnel. O túnel passou por uma inspeção visual há pouco mais de dois meses e nenhum problema foi verificado. Agora, os demais tuneis do país da mesma idade vão passar por uma inspeção mais rigorosa.

Muitos tuneis e pontes japonesas têm entre 30 e 50 anos. Foram construídos na época em que a economia do país crescia rapidamente. O desabamento deixou os japoneses preocupados com a segurança dessa antiga infraestrutura, ainda mais em um país em que a terra treme com frequência.

Com agências