Irã anuncia captura de avião não tripulado dos EUA

O governo do Irã anunciou ter capturado um avião não tripulado de observação norte-americano que voava sobre as águas territoriais do país no Golfo Pérsico, informou nesta terça-feira (4). A captura do veículo foi informada pela televisão oficial iraniana "PressTV".

"Um drone norte-americano que sobrevoava a região do Golfo Pérsico com o objetivo de identificar e reunir informação foi capturado nos últimos dias graças ao sistema de controle das forças marítimas da Guarda Revolucionária quando entrou no espaço aéreo iraniano", afirma um comunicado publicado no site Sepahnews.ir, da força de elite iraniana.

A emissora afirma que a aeronave, usada para reconhecimento, foi capturada pelo Corpo de Guardiães da Revolução após sua entrada no espaço aéreo iraniano, sem fornecer mais detalhes.

Em ocasiões anteriores, o Irã assegurou ter derrubado aviões não tripulados norte-americanos e israelenses dentro de seu espaço aéreo terrestre ou sobre suas águas territoriais, entre eles um RQ-170 Sentinel, o mais moderno avião espião não tripulado dos EUA.

Segundo a agência "Fars", vinculada aos Guardiões da Revolução, o chefe da Força Naval desse corpo especial de defesa do regime islâmico, o contra-almirante Ali Fadavi, confirmou a queda do avião americano.

A aeronave, que havia realizado vários voos de reconhecimento sobre a zona internacional do Golfo Pérsico nos últimos dias, foi capturada e ficou sob o controle de unidades de defesa aérea e sistemas de controle da Força Naval dos Guardiões, precisa a agência.

Fadavi confirmou, além disso, que o avião é um ScanEagle, veículo de aproximadamente três metros, e usado para observação tática. Seu raio de ação é de 100 quilômetros, mas capaz de voar durante 20 horas, segundo a fabricante Boeing.

Fonte: Opera Mundi