Xi Jinping: pacientes de Aids devem ser como "irmãos e irmãs"

O vice-presidente chinês Xi Jinping visitou na última sexta-feira (30/11) um grupo de portadores do HIV/Aids em Pequim, pedindo que a sociedade abandone a discriminação contra esses grupos e "ilumine sua vida com amor".

Xi Jinping cumprimenta portador de Aids - Xinhua

Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), falou com portadores do HIV, médicos e voluntários de campanhas contra a Aids em uma clínica comunitária no sul de Pequim na véspera do Dia Mundial de Combate à Aids.

O líder chinês cumprimentou portadores do HIV e foi informado sobre o progresso no tratamento com medicamentos e o serviço de aconselhamento que eles receberam.

"O HIV/Aids não é terrível em si, o que é realmente terrível é a ignorância a respeito do HIV/Aids e o preconceito contra os pacientes de Aids", declarou.

"Todos os portadores do HIV e os pacientes de Aids são nossos irmãos e irmãs e toda a sociedade deve iluminar sua vida com amor", acrescentou.

Depois de chegar à clínica na comunidade de Puhuangyu, no sul de Pequim, Xi colocou na roupa um laço vermelho, um emblema popular em todo o mundo que simboliza solidariedade pelas pessoas afetadas pela Aids.

Xi foi informado sobre o trabalho da clínica para distribuir remédios contra o HIV entre pessoas com comportamento de alto risco. Ele pediu que os funcionários médicos garantam que as pessoas abandonem as preocupações e continuem com o tratamento de medicamentos.

Em uma sala de serviço de aconselhamento, o vice-presidente se reuniu com um portador do HIV de sobrenome Sun, que também é voluntário de um programa de educação entre colegas para oferecer consultas face a face a outras pessoas portadoras do HIV.

Xi elogiou Sun por seu modo otimista e o incentivou a fazer o que for possível para contribuir com os esforços contra a Aids.

Xi também enfatizou o papel único dos serviços de aconselhamento para combater o HIV/Aids, como ajudar para que as pessoas infectadas diminuam os temores e o senso de inferioridade e tenham mais confiança.

Ele pediu uma implementação honesta do plano 2011-2015 do país para a prevenção e controle do HIV/Aids, que requer a participação de toda a sociedade, um investimento geral e uma prevenção plena.

A China, com uma população de mais de 1,3 bilhão, conta com aproximadamente 780 mil pessoas vivendo com o HIV/Aids. A quantidade de casos registrados foi de 492.191 até o final de outubro, incluindo 68.802 novos casos este ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

Fonte: Rádio Internacional da China