Sociedade civil paraguaia participa da Cúpula apesar de suspensão

O impeachment do presidente constitucionalmente eleito no Paraguai, Fernando Lugo, que causou a suspensão desse país do Mercosul por colocar em dúvida a democracia do país. A suspensão, no entanto, não impede a participação da sociedade civil paraguaia na Cúpula Social do Mercosul. O tema integra a pauta de discussões do encontro, que acontece em Brasília (DF).

Um desses representantes é Isaac Almiron da Fundación Cambio 2000. Em entrevista, ele fala sobre o impeachment de Lugo, a saída do Paraguai do Mercosul e a democracia no país.

"A atitude do Mercosul foi fundamental para o entendimento desse processo político, tendo em vista que o bloco rechaça o governo golpista de Federico Franco. É uma atitude que será sempre exaltada pelos movimentos sociais do país, que são muito gratos por isso. E a participação da sociedade civil na cúpula é uma forma de mostrar que nós não estamos fora do Mercosul, mas sim está suspenso por conta de um governo golpista. Mas não está suspensa a participação da cidadania paraguaia", explica Isaac. 

Assista a entrevista de Isaac Almiron:

Com EBC