Líder chinês pede força de mísseis poderosa

O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, ordenou ao exército construir uma força de foguete poderosa e tecnológica, e disse que a artilharia é o coração da fortaleza da estratégia nacional de dissuasão.

O também presidente da Comissão Militar Central expressou essas observações durante uma reunião com delegados ao 8º Congresso do Partido Comunista do Exército Popular de Libertação (EPL), divulgado nesta quinta pela imprensa chinesa.

Para o líder, a força de artilharia é o centro de fortaleza da estratégia chinesa de dissuasão, o apoio estratégico para a condição do país como uma grande potência e uma pedra angular da salvaguarda da segurança nacional.

Xi disse também que a autoridade do Comitê Central do PCCh e da Comissão Militar Central devem ser salvaguardados conscientemente e os militares devem manter-se em linha com a ideologia, a política, e as ações da liderança do país.

Os militares, segundo ele, devem ser regidos por leis e excluir a anarquia, a aplicação negligente das leis. "A segurança e a estabilidade das forças armadas devem ser garantidas", acrescentou.

Em 18 de novembro, em uma reunião ampliada da Comissão Militar Central do PCC, Xi eo presidente Hu Jintao pediram às Forças Armadas do país que fossem absolutamente leais à máxima organização e cumprissem com missões históricas.

Fonte: Prensa Latina