Premiês avaliam cooperação entre China e Rússia

O primeiro-ministro Dmitri Medvedev recebeu nesta quinta (6) o titular do Conselho de Estado chinês, Wen Jiabao, para as consultas regulares intergovernamentais entre a Rússia e a China e para avaliar as perspectivas de cooperação em 2013.

Wen chegou a Moscou procedente de Bishkek, no Quirguistão, onde participou do Conselho de chefes de governo da Organização de Cooperação de Xangai e fez uma visita oficial a esse país.

Entre os documentos a serem assinados na presença de executivos russos e chineses estão uma declaração conjunta, um memorando de cooperação em matéria de avaliações de risco dos mercados de energia e um acordo sobre a busca de aeronaves que sofreram sinistros e ao resgate de navios civis.

As partes também assinarão acordos de combate a ilegalidades no comércio de recursos marinhos e um memorando sobre o investimento chinês na construção de obras de infraestrutura de transporte na Rússia, adiantaram fontes do governo.

Na abertura da reunião desta quinta, na sede do governo, Medvedev sublinhou a intensidade de acordos comerciais entre os dois países, que foram numerosos, disse ele.

"Hoje falaremos sobre tudo o que aconteceu este ano, sobre a implementação dos acordos delineados um nível elevado e definiremos novas tarefas para 2013", resumiu na abertura da reunião em formato estreito.

Wen, por sua vez, disse que esta era a última visita oficial que realiza em sua carreira política e conclui precisamente na Rússia.

Ele disse que testemunhou o desenvolvimento dinâmico das relações sino-russas durante esta década, como uma parceria estratégica.

"Eu tenho a impressão de que essas relações servirão aos interesses mais autênticos dos nossos estados", disse ele.

Durante a estadia da delegação chinesa também está prevista a assinatura de um acordo sobre a participação da Rússia na segunda fase de construção do central eletronuclear de Tianwan, como parte da cooperação no campo da energia atômica, disse a agência ITAR -TASS.

Como um prelúdio para a visita oficial do primeiro-ministro chinês, foram realizadas em Moscou nesta semana a nona rodada do diálogo sobre energia e a décima sexta sessão da comissão intergovernamental para a preparação das reuniões regulares a nível de governo.

Também teve lugar em Moscovo, com a presença de uma delegação chinesa, uma reunião da comissão mista para a cooperação humanitária.

Nos primeiros sete meses de 2012, o volume de comércio entre a Rússia e a China chegou a 50,95 bilhões de dólares, um aumento de 17,7 por cento em comparação com o mesmo período de 2011.

Estima-se que o comércio bilateral vai fechar este ano em torno de 90 bilhões de dólares, disse à emissora de rádio Voz da Rússia o representante comercial de Moscou em Pequim, Sergei Tsiplakov.

Fontes chinesas situaram o volume de comércio no final de outubro em 73,6 bilhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina