China reitera compromisso com paz, desenvolvimento e cooperação

O ministro de Relações Exteriores da China,Yang Jiechi, reiterou a decisão do país de manter as bandeiras da paz, do desenvolvimento, da cooperação e do benefício mútuo, da promoção da igualdade e da cooperação nas relações internacionais.

Yang assegurou que a China manterá o caminho do desenvolvimento pacífico e do crescimento da amizade e cooperação com outros países sobre a base dos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica.

Em um encontro com diplomatas e representantes de agências internacionais credenciadas neste país asiático, o ministro enfatizou que seu governo segue uma política exterior independente e de paz.

Jiang aproveitou a ocasião para resumir aspectos da política exterior debatidos no XVIII Congresso do Partido Comunista da China, realizado nesta capital entre 8 e 14 de novembro, e disse que o ano que termina agora foi importante para o trabalho diplomático desta nação.

Isto ficou evidente, apontou, com a crescente reputação e influência da China na arena internacional.

Desempenhamos um papel responsável e construtivo como um grande país em tratar conflitos internacionais, enquanto trabalhamos para promover a solução pacífica das disputas, agregou.

O chefe da diplomacia chinesa indicou que seu país mantém uma política de não intervenção nos assuntos internos de outros, entre as normas básicas que regem as relações internacionais.

Afirmou que a diplomacia chinesa manterá sua consistência e continuidade e que seu país se adaptará aos novos acontecimentos e exigências, tanto internamente como no nível internacional.

Pelos visitantes, falou o Embaixador do Togo, Nolana Ta-Ama, decano do corpo diplomático, que fez referência e elogiou as conquistas deste gigante asiático durante 2012.

Fonte: Prensa Latina