Coreia Popular lança satélite com êxito

A Coreia Popular qualificou nesta quarta-feira (12) como acontecimento transcendental no seu desenvolvimento científico-técnico e econômico o lançamento de um satélite, e disse que dessa forma exerce plenamente o direito independente ao uso do cosmos com fins pacíficos.

O pronunciamento aparece em um comunicado transmitido pela agência de notícias Central da Coreia (KCNA), no qual as autoridades da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) confirmaram a entrada em órbita do satélite Kwangmyongsong 3.

O artefato foi impulsionado pelo foguete Unha-3 às 9h49 horas (22h49 de Brasília). A nota divulgada em Pyongyang indicou que a decolagem homenageia o falecido dirigente Kim Jong Il.

O foguete transportador foi lançado de Sohae no distrito de Cholsan, província de Phyong-an do Norte, explicou a nota.

O satélite foi colocado em órbita a cabo de 9 minutos e 27 segundos e gira com ângulo de inclinação de 97,4 graus por uma órbita polar, a uma distância mais próxima da terra de 499,7 quilômetros e mais afastada de 584,18 quilômetros, indicou a KCNA.

O artefato científico-técnico, com um período de 95 minutos e 29 segundos, dispõe de sistemas de medição e comunicação necessários para a observação do globo terrestre, agregou a informação da agência norte-coreana.

O lançamento bem-sucedido do satélite é o orgulhoso resultado da política do Partido do Trabalho da Coreia de dar importância à ciência e à técnica, expressou o comunicado transmitido pela KCNA.

Acrescentou que em um momento "no qual em todo o país reina o sentimento de saudades e respeito ao líder Kim Jong Il, nossos cientistas e técnicos materializaram satisfatoriamente seu legado de lançar o satélite artificial científico-técnico".

Por último, a KCNA lembrou que este ano também é o do centenário do nascimento do falecido Presidente Kim Il Sung.

Fonte: Prensa Latina