Líder do PCdoB acredita em adiamento da votação do veto 

A possibilidade de o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto da distribuição dos royalties da exploração ser derrubado pelo Congresso Nacional não deve se materializar nesta quarta-feira (12). De acordo com informações da líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), os líderes partidários devem decidir, em reunião, que apenas a votação da urgência da proposta será votada.

Segundo Luciana Santos, os parlamentares confirmarão a necessidade de se votar logo o veto, mas só o farão na próxima semana, após o retorno da presidenta Dilma ao país, que está em viagem oficial ao exterior.

Leia também: Congresso adia sessão e evita votação de veto dos royalties

“O líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu que esperássemos o retorno da presidenta, mas deixou claro a liberdade para a votação da urgência da matéria”, destacou Luciana Santos, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP) decidiu adiar para esta quarta-feira a sessão do Congresso que votaria a urgência do veto ao projeto de royalties do petróleo em função dos ânimos exaltados dos parlamentares.

Os líderes do Congresso querem votar a matéria com urgência, devido às pressões que recebem em seus respectivos Estados. Com maioria, a derrubada do veto é certa, já que apenas os parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo devem ser favoráveis a manutenção do veto.

Fonte: www.folhape.com.br