Relator da ONU debate regulamentação da mídia nesta quinta

O relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, está em São Paulo para debater a regulamentação da mídia nesta quinta-feira (13). Pela manhã, participou de atividade no Sindicato dos Engenheiros. À noite será na Câmara Municipal, a partir das 19h30.

Os eventos fazem parte da campanha “Para Expressar a Liberdade”, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que reivindica um novo marco regulatório para a comunicação.

La Rue tem expressado opiniões em defesa de medidas que combatam a concentração dos meios de comunicação e apoiado a liberdade e a garantia de direitos na internet. Recentemente, ele se manifestou favoravelmente à Lei de Meios da Argentina, acreditando que instrumentos de regulação democrática são importantes para garantir a diversidade e a pluralidade na comunicação.

Esta semana, La Rue esteve em Brasília com os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário.

No sindicato, o relator terá um encontro com a sociedade civil para conhecimento de casos de violação da liberdade de expressão e do acesso à informação. Em seguida, ainda no sindicato, haverá uma coletiva de imprensa, a partir das 12h30. Mais tarde, na Câmara, La Rue participará de um debate público sob o tema “Liberdade de expressão e concentração de mídia”. Além destas atividades, ele ainda terá reuniões institucionais com ministros e parlamentares.

Fonte: Rede Brasil Atual

(atualizada às 10:59 em 13/12/12)