Hemoce aposta na solidariedade do Natal para elevar doações

O Natal desperta a solidariedade entre as pessoas no mundo inteiro. Acreditando que nessa solidariedade estão incluídas atitudes de doação coletiva na certeza de ajudar a salvar vidas, o Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está na expectativa de voltar ao movimento normal de doadores. Por dia, são necessárias 250 doações. Nas últimas semanas, esse número caiu 30%.

“Esperamos que as pessoas, além de incluírem na agenda de natal, durante este mês de dezembro, as confraternizações do amigo secreto, das compras, das festas com as famílias, não esqueçam o compromisso em doar sangue”, afirma Nágela Lima, coordenadora de captação do Hemoce. Até mesmo no dia 24 de dezembro, uma segunda-feira véspera de natal, pelo menos até o meio dia, o Hemoce, que fica na Avenida José Bastos, 3390, vai estar com as portas abertas para receber os doadores. No dia 31, também uma segunda-feira, funcionará até o meio dia. No dia 25 e 1 º de janeiro de 2013 fecha e retorna normalmente no dias seguintes.

Nágela Lima, numa tentativa de antecipar as doações e assegurar um estoque mínimo para abastecer os hospitais, convoca os doadores a procurarem o Hemoce nos próximos dias, sem deixar para os dias próximos as festas e assim não deixar de doar. O sangue pode ficar até em estoque até 42 dias. Segundo, ela, “há muitos meses não temos a tranquilidade de ter um bom estoque de sangue para atender as demandas dos pacientes”.

Fonte: Sesa