Daniel convoca audiência para discutir demissões da Vulcabrás

A crise no setor calçadista da Bahia é o tema da audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara na terça-feira (18). Na pauta, o debate sobre o fechamento de 11 das 12 fábricas da Vulcabrás Azaléia e a consequente demissão de funcionários. A audiência está marcada para as 16 horas, no plenário 12. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Assim que confirmou a informação, o deputado federal Daniel Almeida expôs o fato na tribuna da Câmara. Em seguida oficializou o pedido para realização do encontro na Comissão do Trabalho.

O fechamento de 11 das 12 unidades do parque industrial da Vulcabrás na região de Itapetinga, interior da Bahia vai atingir as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves. Ao todo serão aproximadamente 4 mil operários demitidos.

“As demissões provocarão um grande impacto econômico negativo na região”, afirmou preocupado, o deputado Daniel Almeida. O parlamentar acompanha de perto a crise do polo calçadista e tem buscado formas para impedir as demissões.

A Comissão pretende ouvir as explicações de representantes do Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Fazenda, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Trabalho, ambas do estado da Bahia, e principalmente de representante da Vulcabras Azaleia.

Foram convidados ainda, representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, das Centrais Sindicais, do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga, e os prefeitos das cidades atingidas pela decisão.

Fonte: Portal do do deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA)