"O povo vai se mobilizar em defesa do Lula"

 Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho grava vídeo em defesa do ex-presidente Lula, alvo de ataques decorrentes do julgamento do mensalão e da Operação Porto Seguro. Declarações de Carvalho, que foi chefe de Gabinente da Presidência de Lula, reforçam impressão de que o ex-presidente, que recebeu mais um prêmio, desta vez em Barcelona, nesta semana (foto), pode ser o candidato do PT em 2014

Lula premiado em Barcelona

Neste sábado, o jornalista Carlos Chagas chamou atenção para o tema ao dizer que "pode ter sido coincidência, certamente foi, mas não deixa de ser estranho que no espaço de um dia, tanto o Lula quanto Dilma tenham se referido às eleições". "Mesmo sem doutorado em semântica, pode-se concluir que o Lula é candidato e Dilma não é. Hoje, é claro", completa o colunista. "A lógica indica a disputa pela reeleição, por parte de Dilma, com o apoio total do Lula, mas como política não tem lógica, melhor aguardar que os fatos se desenrolem", sugere Chagas.

Lula passou a semana na Europa, tentando escapar da pressões. Na noite da quinta-feira 13, ele recebeu, em Barcelona, o 24º Prêmio Internacional Catalunha. A premiação foi entregue pelo presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, e é destinada a pessoas que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.

É cedo para bancar qualquer das duas candidaturas, mas a sombra de Lula cresce sobre a presidente Dilma Rousseff.

Leia a íntegra da manifestação de Gilberto Carvalho:

"Meus queridos amigos e amigas militantes do PT, companheiros de tanta luta e de tantos caminhos que construímos Brasil a fora. Eu queria agradecer pela gratidão, pelo reconhecimento e pelo trabalho que, mais uma vez, a nossa militância realizou neste ano de 2012. De novo vocês fizeram a diferença!

Eu andei muito pelo País durante a campanha eleitoral e eu senti um orgulho enorme da militância, do trabalho, da emoção, da garra. Eu senti o quanto é bom ser petista! Vocês me deram uma nova injeção de ânimo e o reconhecimento de que o PT reúne por esse Brasil a fora o que há de melhor de gente, de ser humano, para construir essa militância, para construir o nosso partido.

E agora vem o Natal, vem o ano novo e é tempo de a gente olhar para a família, olhar para dentro de sí e fazer uma espécie de restauração espiritual e de restauração de energia com nossa família e amigos. Eu quero desejar um Natal de muita paz, de muita tranquilidade e sobretudo de muita esperança, pois 2013 vem aí e vem muito bravo.

"Vocês sabem o que está acontecendo neste final de ano, vocês sabem dos ataques sem limites que estão fazendo ao nosso querido presidente Lula e que tem um único objetivo: destruir nosso projeto, destruir o nosso PT, destruir o nosso governo. Por tanto, vamos nos preparar para assim que passarem as festas, a gente ir para as ruas. Temos que defender nosso projeto porque eles sabem o que estão perdendo. Mas o povo sabe o que está ganhando de dignidade, de reconhecimento, de esperança, de respeito e de um novo Brasil, de uma nova sociedade que estamos construindo.

É por isso que eu tenho certeza de que o povo vai se mobilizar em defesa do Lula, em defesa do nosso projeto. Vamos ter orgulho do nosso projeto, vamos ter orgulho do Lula, vamos ter orgulho do trabalho que até hoje nós realizamos. Por tanto, vamos descansar bem agora, por que em 2013 o bicho vai pegar e, mais uma vez, precisamos fortemente da nossa militância na rua, conversando com o povo, esclarecendo as pessoas, mostrando esse projeto que, cada vez mais, graças a Deus, está mudando o Brasil. Um fortíssimo abraço em cada um e cada uma e, se Deus quiser, nos encontramos de novo na luta".

Gilberto Carvalho
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República