UBM toma posse no Conselho Nacional de Saúde

A União Brasileira de Mulheres (UBM), representada por Dóris Margareth de Jesus, tomou posse no Conselho Nacional de Saúde (CNS). A solenidade de posse, realizada no Palácio do Planalto em Brasília, contou com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha e autoridades públicas. Dóris, que integra o Conselho Nacional de Assistência Social, ficará no posto até a indicação de nova conselheira do CNS.

A cerimônia ocorreu na quinta-feira (13). O mandato compreenderá o triênio 2012/2015. Para Dóris, a participação da UBM no Conselho faz parte da trajetória da luta da entidade pela melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos direitos sexuais e reprodutivos. Para ela, a atuação do movimento feminista e de mulheres é de fundamental importância para defender a saúde pública e de qualidade a todas as mulheres.

Sobre o CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem caráter permanente e deliberativo. Sua missão consiste na deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.

Fonte: UBM