Porto Alegre confirma Fórum Social Temático 2013 em janeiro

Uma coletiva de imprensa marcou o lançamento oficial do Fórum Social Temático 2013 (FST2013), na  segunda-feira (17), em Porto Alegre (RS), onde ocorrerá o evento. O ato contou com um breve pronunciamento do prefeito José Fortunati, além da presença de representantes do governo estadual, da Assembléia Legislativa e dos movimentos sociais envolvidos na organização do evento, marcado para 27 de janeiro.

Em sua fala, o líder do Executivo municipal destacou o papel de vanguarda do FST, bem como de seu evento de origem, o Fórum Social Mundial (FSM) -­ cuja edição de 2013 acontecerá em Tunis, capital da Tunísia -­ na “construção da democracia e de cidades sustentáveis”. O prefeito relembrou que a crise econômica iniciada no ano de 2008 já havia sido prevista em edições anteriores do Fórum.

Fortunati destacou ainda a importância das cidades como palco destas transformações “pois é onde as pessoas vivem seu dia-a-dia”, e anunciou o secretário da governança, Cézar Busatto, como seu porta-voz para questões referentes ao FST.

A vereadora eleita e ex-secretária do meio ambiente, Jussara Cony (PCdoB), relacionou a diversidade política e cultural do FST com a presente na população brasileira, apontando ambas como propícias para reflexões acerca do mundo em que vivemos e, consequentemente, para “reformas de fundo” na atual conjuntura mundial.

“Ao falar nisso, penso nas mulheres, porque nossa emancipação não é possível sem a emancipação do povo”, acrescentou. Após fazer esse gancho, a vereadora completou defendendo que “o crescimento do Brasil não deve ser usado para explorar seu povo, mas sim para realizar transformações”, como as apontadas pelos Fóruns Temático e Mundial.

Na mesma linha das defesas realizadas pela comunista, o secretário estadual do Desenvolvimento, João Mota, enfatizou a necessidade dos debates propostos pelo Fórum “devido às medidas tomadas pelos países ditos desenvolvidos para combater a crise mundial”, que têm comprometido os direitos dos trabalhadores.

Complementando o que havia sido dito previamente pelo prefeito José Fortunari, o secretário Cézar Busatto fez questão de recordar aos presentes a transformação do Fórum em um evento oficial da cidade, com recursos já previstos no orçamento anual para sua realização. O secretário afirmou, ainda, que “Porto Alegre não está satisfeita com o modelo econômico que está aí e segue lutando por um mundo mais humano e justo, pois o mundo da capitalização só gera mais desigualdades”.

Com relação à postura da cidade ante aos desafios globais, o secretário afirmou sentir orgulho por ela “estar na vanguarda da construção de uma alternativa de mundo”. Ele concluiu seu discurso anunciando o pregão eletrônico para designar qual empresa fornecerá a infraestrutura para o Fórum será realizado.

Fonte: Sul21