CPI do Cachoeira termina sem responsabilizar ninguém

Depois de rejeitar o relatório do deputado Odair Cunha, com 18 votos contrários e 16 a favor, a CPI mista do Cachoeira aprovou o voto em separado do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), com 21 votos a favor e sete contra. O texto de Pitiman não propõe a responsabilização de ninguém, apenas determina o compartilhamento de todo o material em posse da CPI com o Ministério Público e com a Polícia Federal.

A CPI do Cachoeira foi instalada no Congresso Nacional no fim de abril com o objetivo de investigar práticas criminosas de uma organização comandada por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. As atividades ilícitas do bicheiro foram descobertas nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. Quase 400 deputados e 72 senadores assinaram o pedido de abertura da CPI.

Uma das missões dos parlamentares é averiguar como a organização criminosa conseguiu se infiltrar em estruturas estatais e identificar agentes públicos e privados que colaboravam com o esquema. O então senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) foi cassado pelos colegas do Senado devido ao envolvimento com o criminoso.

Da Redação em Brasília
Com agências