Lançado documentário sobre Portinari

Levei muitíssimos anos para compreender quem era aquela pessoa que estava na minha casa e que era o meu pai”, diz João Cândido, filho único de Cândido Portinari (1903-1962), que ganha um registro importante sobre sua vida e obra no documentário "Portinari do Brasil". A vida do pintor, ilustrador e muralista é revisitada, desde sua infância em Brodowski (SP) a sua evolução como artista.


foto: divulgação

Narrado pelo ator Herson Capri foi lançado neste mês. “Mais de 95% da obra dele está inacessível à vista pública, em coleções particulares, salas de bancos e instituições privadas”, lamenta João Cândido.

“Hoje enxergo claramente que ele não deixou apenas uma obra de pintor, mas uma poderosíssima mensagem ética e humanista com valores que escorrem de cada tela”, diz.

O documentário, que já está disponível nas principais livrarias e megastores (R$ 54,90), faz parte da série "Os Grandes Brasileiros", produzida pela FBL Criação e Produção. A direção-geral do documentário é assinada por Rozane Braga e tem direção de Sonia Garcia e roteiro de Maria Gessy.

O filme tem 56 minutos de duração onde são recontados fatos decisivos na vida de Portinari como o primeiro curso de pintura, o primeiro quadro, ‘Retrato do Compositor’, em que pintou Carlos Gomes para homenagear seu pai, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, a viagem para a Europa, a união com Maria, o nascimento do único filho João Candido.

Os amigos intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira, além de sua experiência na política através do Partido Comunista e também a lenta morte por envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.

Sobre suas pinturas destaque para sua maior criação, os painéis ‘Guerra e Paz’, que fica na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O filme descreve todo o método de trabalho e execução da obra. Durante quatro anos Portinari realizou 180 estudos em murais e maquetes, pintando 14 painéis separados que acabaram sendo montados sem sua presença, já que havia sido impedido de entrar nos Estados Unidos por ser comunista.

Com Revista Cult

(atualizada às 13h em 19/12/12)