Exposição Gil70 traz visões diversas sobre vida e obra do artista

Uma grande exposição foi montada no Itaú Cultural, em São Paulo, para celebrar os 70 anos de Gilberto Gil e seus 50 anos de carreira. Com entrada gratuita, a exposição GIL70 foi concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias que contou com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho, na curadoria.


Um dos painéis da exposição Gil70 / Reinaldo Marques-Diário SP

São ao todo 23 trabalhos apresentados em diferentes linguagens e suportes, como pintura, vídeo, fotografia, escultura e instalação, todos inspirados nas canções de Gil ou dedicados a ele. Vallias e Coelho comentam que GIL70 “convocou um conjunto eclético de artistas que entrelaçam gerações, linguagens, suportes e áreas de atuação da mesma forma que a obra de Gil entrelaça temas, ideias e sensibilidades”.

Entre os artistas que realizaram obras para a mostra estão nomes como Omar Salomão, Carlos Nader e Arnaldo Antunes. A explosão de corações na instalação de Adriana Calcanhoto dá dica sobre a música que inspirou a cantora, “Corações a Mil”, composta por Gil na década de 1970 para o filme de Tom Job Azulay. Já Caetano Veloso dedica a Gil o poema-instalação “Gilberto Misterioso”, assim como Augusto de Campos que homenageia o cantor baiano com o poema visual “Tristes Tópicos”.

Além das obras, a exposição conta com uma grande linha do tempo, ilustrada com imagens, áudios e vídeos, que revelam um pouco da vida pessoal de Gil, e faz um contraponto com sua trajetória profissional acompanhada pelos acontecimentos importantes de cada momento histórico que refletem fortemente na obra do cantor baiano.

A exposição teve sua primeira montagem no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, e agora poderá ser visitada pelo público paulista. A mostra também conta com um site (www.gil70.com.br) que reúne materiais extras sobre Gilberto Gil, manifestos, artigos e depoimentos que revelam um pouco mais sobre a vida e obra do ex-ministro da Cultura.

GIL70
Desde 12 de dezembro de 2012 até quinta 17 de fevereiro de 2013
Aberta de terça a sexta, das 9h às 20h
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Entrada: gratuita

Fonte: Itaú Cultural