Sem categoria

José Reinaldo faz balanço e afirma: Onde tem luta, tem PCdoB

"Onde tem luta, tem PCdoB", foi o que declarou o secretário de Comunciação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, ao avaliar os desafios enfrentados pelo Partido ao longo de 2012, suas conquistas e os passos que deveremos trilhar em 2013, durante entrevista à Rádio Vermelho.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a entrevista, José Reinaldo ressaltou as importantes datas que o PCdoB viveu em 2012, com destaque para os 90 anos do Partido e os 10 anos do Vermelho. Segundo ele, o ano de 2012 foi muito significativo para o PCdoB e também representou a continuidade de uma luta que já dura 90 anos.

“Celebrar os 90 anos do PCdoB se converteu em um grande acontecimento de significação política e ideológica, e acrescentaria cultural. E digo mais, não há como contar a história do Brasil sem contar a história do PCdoB. A história do nosso Partido se confundo com o que há de melhor da história do Brasil”.

Sobre os 10 anos do Portal Vermelho, Reinaldo voltou a destacar que “o Vermelho tem sido a trincheira dos que lutam por um verdadeiro projeto de mudanças, ele aparece como um contraponto à usina de mentiras em que se transformaram os grandes meios de comunicação. Ao completar dez anos, o Vermelho reafirma sua trajetória de luta, pois se consolida como um dos principais portais não só de notícias, mas também de comentários, opiniões e reflexões da esquerda brasileira e latino-americana”. 

 
No que se refere à inauguração da Rádio Vermelho, ocorrida no dia 31 de maio de 2012, o secretário de Comunicação diz que foi um dos ganhos mais significativos para o complexo de comunicação do Partido. “Implantar a Rádio significa somar esforços à luta que o Portal Vermelho e a TV Vermelho já realizavam”.

Investida Imperialista e o papel da grande mídia

José Reinaldo também avaliou a luta contra o imperialismo no mundo e destacou o papel do PCdoB na linha de frente desta trincheira. “Considero que o anti-imperialismo é um aspecto essencial da nossa política e da nossa ideologia. E digo mais, a luta anti-imperialista dos povos contra o domínio do imperialismo estadunidense e de seus aliados no mundo é o principal traço da nossa época, como parte fundamental da luta pelo socialismo”, enfatizou o dirigente.
 

Além disso, ponderou sobre o papel que a grande mídia assume contra as nações oprimidas. “É uma guerra que tem a mentira como norma e arma. Esses veículos de comunicação são grandes conglomerados econômicos privados que, além de auferirem enormes lucros, se põem a serviço do sistema como um todo, defendendo políticas conservadoras, neoliberais e antipopulares”, externou.
Segundo ele, “os interesses econômicos que esses grupos defendem estão entrelaçados com o poder do capital monopolista-financeiro, a indústria armamentista e a potência geopolítica dos países imperialistas”.

Eleições 2012 e as vitórias do PCdoB

"O resultado destas eleições apresenta uma vitória dos partidos de centro-esquerda e esquerda e, de uma maneira mais ampla, dos que constituem a variada coalizão de forças da base de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousseff. Entre outros indicadores, o mapa eleitoral das capitais é revelador, já que ficou clara a derrota do núcleo duro da oposição neoliberal e conservadora, formado pelo PSDB e o DEM”, explicou o secretário de Comunicação do PCdoB.

Segundo ele, se tomamos como critério o número total de prefeitos eleitos, os partidos da base do governo da presidenta Dilma também disparam. Mesmo considerando que nesse universo tão amplo não se deve fazer uma avaliação unívoca, pode-se dizer que mais de 60% das prefeituras do país estarão sob controle da base aliada.

“As vitórias das forças progressistas melhoram o quadro político nacional e reforçam a base de sustentação para um amplo movimento popular em favor da realização de reformas estruturais democráticas no país. E nesse contexto o PCdoB assume um papel de grande significado, visto que está intrinsecamente ligado às conquistas inauguradas em 2002 com a vitória do presidente Luis Inácio lula da Silva”, afirma Reinaldo.

E lembrou que "em 2013 toda a militância do PCdoB será convocada a enfrentar muitos desafios. E nós estaremos preparados", afirmopu o jornalista.

A Ação Penal 470 e o Golpe da direita

Sobre o direcionamento político do julgamento da Ação Penal 470 e a investida da direita, bem como da mídia, o dirigente destacou ser um claro movimento de ataque à esquerda brasileira, com especial objetivo de desgastar a imagem de Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

"Há uma indisfarçável campanha que tem no alvo Lula, Dilma e as forças de esquerda, promovida pelo udenismo de quinta categoria de vestais esfarrapadas que ocultam, sob a bandeira rota do moralismo, aquele programa que não ousam confessar”, denunciou Reinaldo.

Ouça a íntegra da entrevista: