Nilton Bobato: Os desafios da construção do PCdoB no Paraná

A história da construção do PCdoB no Paraná é contínua, mas não linear. É história cheia de obstáculos, retrocessos e avanços. Foi neste quadro que o Partido realizou uma conferência extraordinária em abril de 2011, pois necessitava encontrar um caminho que o levasse a ser do tamanho e com a atuação que o Paraná precisa.

Por Nilton Bobato*

Aquela conferência extraordinária, sob notável unidade política, conduziu o camarada Chico Brasileiro à presidência do PCdoB no Paraná. O mandato de Brasileiro, realizado em meio às turbulências naturais de sua candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu, foi extremamente vitorioso.

O PCdoB não só dobrou o número de vereadores na eleição de 2012, como ampliou – e muito – sua representatividade nos grandes centros, contando, ademais, com a qualidade de militantes experimentados, capazes de conduzir a construção do PCdoB que o Paraná requer.

Os comunistas do Paraná estão representados em quatro dos seis principais parlamentos municipais do Estado: Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá. O fato é inédito na história desta construção paranaense. O partido também estará presente nos legislativos de municípios que lideram suas regiões como Pato Branco, Ibaiti e Sarandi, o que também é inédito. Pela primeira vez terá um vereador no litoral (em Pontal do Paraná).

Além da representação parlamentar, o Partido, também participará de governos municipais em 49 cidades, onde coligações com a participação dos comunistas foram vitoriosas. Entre estes municípios, estão cidades pólos como Francisco Beltrão, Almirante Tamandaré, Apucarana e Irati. Soma-se a estes resultados, a expressiva votação de Chico Brasileiro em Foz do Iguaçu, com 45% dos votos válidos. Tudo isso são fatos igualmente inéditos.

Ou seja, o legado na construção institucional é de um Partido em franco crescimento e pujante em todas as regiões do Estado. Mas a principal conquista do período Chico Brasileiro a frente do PCdoB local foi sustentar com êxito sua unidade política. O Partido nunca esteve tão forte em sua coesão interna.

É este Partido que honrosamente assumimos a tarefa de conduzir a partir do dia 8 de dezembro de 2012, com o desafio de ampliar esta representação institucional, construindo um projeto político ousado e criativo para as eleições de 2014, bem como consolidar e melhorar nossa atuação nos movimentos sociais, sindical, estudantil, mulheres, juventude e intelectualidade. Outra tarefa fundamental será o investimento na formação e na unidade de ação dos militantes.

O desafio é enorme, a disposição para superá-lo é igualmente pulsante. Os objetivos são claros e já foram definidos pelo Comitê Estadual. A tarefa agora é transformá-los em realidade. É para esta tarefa que convoco todos os militantes comunistas do Estado e não somente os camaradas da direção. Vamos transformar o PCdoB no tamanho que o Paraná precisa.

O Partido terá candidatos às eleições proporcionais e apresentará nomes para as eleições majoritárias, em debate com a frente política que integramos, mas nosso grande esforço dos próximos meses será viabilizar a chapa própria para deputado estadual, bem como a chapa para deputado federal. Para isso vamos convocar todos os militantes nos 109 municípios onde o Partido está organizado para apresentarem candidaturas. Vamos convocar todos os vereadores eleitos em 2012 para colocarem seus nomes a disposição do projeto 2014, assim como secretários e gestores municipais.

Temos nomes viáveis, temos quadros combativos em número mais que suficiente para viabilizar o mais audacioso projeto eleitoral que o PCdoB já apresentou ao Paraná. Só depende de nós, da coragem característica dos comunistas.

O PCdoB, com sua nonagenária história de lutas, merece esse esforço dos seus militantes e quadros para construí-lo sempre vivo e pujante.

Forte abraço, boas festas à nossa brava militância e o desejo de um 2013 profícuo, repleto de alegrias e conquistas para todas e todos.

Nilton Bobato é presidente do PCdoB no Paraná