Programas infantis e novas séries estreiam em 2013 na TV Brasil

A TV Brasil prepara novas séries para o início do próximo ano. As crianças vão assistir a estreia de O Teco Teco, com histórias de aventuras e invenções, e o Igarapé Mágico, animação com foco no desenvolvimento sustentável. Para o público adulto, a emissora vai lançar Descalço Sobre a Terra Vermelha, sobre a vida do bispo catalão Pedro Casaldáliga; e O Brasil de Darcy Ribeiro, que mostrará as diversas facetas do antropólogo e escritor em defesa da educação.

Segundo pesquisa da Agência Nacional de Cinema (Ancine), as séries ocuparam 21,7% da programação da emissora, que tem um enfoque em educação e debate. “Somos produtores e coprodutores de conteúdos ‘premium’ nacionais e internacionais e assumimos uma posição de protagonismo no cenário mundial das televisões públicas. Emissoras consagradas como a BBC (inglesa), NHK (japonesa), e France 1 (francesa) nos procuram em busca de parcerias e associações”, diz o diretor de Produção da emissora, Rogério Brandão.

Todas as manhãs, o telespectador pode acompanhar programas de emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão. A Faixa de Rede traz programas como Taxista Empreendedor, Opção Saúde, Bom para Todos e TV Ciência e Sementes, que trazem para a TV os muitos sotaques e a pluralidade da cultura nacional.

À noite, na faixa das 20 horas, de segunda a sexta-feira, o telespectador acompanha programas semanais como o Observatório da Imprensa, ancorado pelo jornalista Alberto Dines, que completará 15 anos em maio de 2013.

A partir das 22 horas, a faixa Arte e Cultura exibe programas como Samba na Gamboa, que une artistas consagrados e em ascensão para noites de samba; Caminhos da Reportagem, um dos mais premiados da emissora; e Nova África, que conecta o Brasil ao terceiro maior continente do mundo. O horário conta também com séries, como Extinções e Caçadores da Alma, e uma janela para filmes brasileiros, o Cine Nacional.

Para quem quer debater estética, o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho faz sua estreia na TV com o Arte do Artista. O programa busca o sentido mais amplo da arte, criando um espaço de entrevistas, que reúne de artistas de rua a grandes expoentes de diferentes áreas culturais.

A Hora da Criança oferece mais de seis horas diárias de programação pautada em valores humanos e afirmativos, com desenhos animados que não expõem a criança a conteúdos apelativos ou violentos. De manhã e à tarde, são exibidos desde programas já bastante conhecidos, como Um Menino Muito Maluquinho e Cocoricó na Cidade, até Dango Balango e animações brasileiras como Escola pra Cachorro e Meu Amigãozão. Sucessos internacionais na TV por assinatura também podem ser vistos, como Barney e Thomas e seus Amigos.

Aos domingos, o público infantil pode assistir também Senha Verde, série coproduzida por cinco países latinoamericanos, inclusive o Brasil, para mostrar o que as crianças sabem sobre sustentabilidade; TV Piá, que dá voz e microfone às crianças, que comandam as reportagens e quadros do programa; e ABZ do Ziraldo.

Da Redação em Brasília