Lei que proíbe americanos de adotar crianças russas é sancionada

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta sexta-feira (28) uma lei que proíbe cidadãos norte-americanos de adotar crianças russas e impõe outras medidas de retaliação a uma legislação dos EUA que pune russos acusados de abusos aos direitos humanos.

A lei sobre adoções entra em vigor a partir de 1º de janeiro. Além de proibir as adoções por parte de norte-americanos, a lei também desautoriza algumas organizações não governamentais que recebem financiamento dos EUA e impõe um congelamentos de bens e cancelamento de vistos de viagem para estadunidenses acusados de violar os direitos de cidadãos russos no exterior.

Parlamentares aliados ao governo elaboraram o projeto de lei em resposta à "Lei Magnitski" dos EUA, que impede a entrada no país de russos acusados de envolvimento na morte sob custódia do advogado anticorrupção Sergei Magnitsky e de outros suspeitos de crimes contra os direitos humanos.

As restrições a adoções foram acrescentadas à lei posteriormente, em consequência de uma elevação das tensões entre Rússia e EUA, num momento em que os dois países também estão de lados opostos em relação ao conflito na Síria.

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Senado russo na quarta-feira (26). Putin disse, em sua entrevista coletiva anual, que os EUA descumprem o acordo bilateral e denunciou a morte de várias crianças russas por pais norte-americanos devido a maus tratos.

Com Reuters