Palestina vira Estado Observador da ONU; Israel aumenta ataques

O ano de 2012 foi marcante na luta palestina pelo reconhecimento enquanto Estado e defesa da soberania de seu povo. Após ser admitida como membro de direito da Unesco em 2011, a Assembleia Geral da ONU elevou, no dia 29 de novembro, o status da Palestina a Estado observador do organismo.

Palestina

A medida foi tomada em meio a uma onda de violência que assolou a região. Sob o pretexto de eliminar o Hamas e combater os foguetes lançados de Gaza, Israel iniciou, no dia 14 de novembro, uma agressão militar que matou mais de 180 civis e feriu mais de mil.

Leia também:
Nova legislação aprovada em Israel consolida Estado racista
Israel volta a atacar alvos na Faixa de Gaza
Egito promoverá diálogo pela reconciliação entre palestinos
Por 138 votos, ONU eleva status da Palestina a Estado observador
Conselho de Segurança condena Israel por novas colônias ilegais
Reconhecimento da Palestina é viragem histórica, diz Abbas
A arrogância de Netanyahu: “Não me interessa o que a ONU diz”

O conflito foi o mais grave desde 2008 quando foi realizada a operação "Chumbo derretido", que deixou 1.400 palestinos mortos e 13 israelenses.

A ofensiva deixou Israel e seu fiel aliado, os Estados Unidos, mais isolados do que nunca. No Brasil, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, foi realizado o Fórum Social Mundial Palestina Livre onde entidades pacifistas e movimentos sociais de todo o mundo ressaltaram o apoio à causa palestina e o repúdio às políticas sionistas de Israel.

A elevação do status da Palestina como Estado observador da ONU por 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções, marcou uma “virada histórica e anula a reclamação de Israel de que o país árabe é território em disputa”, como declarou o presidente palestino Mahmud Abbas.

Em retaliação, o Estado de Israel iniciou a construção de novos assentamentos na região oriental de Jerusalém, área reivindicada pelos palestinos, mesmo com a desaprovação de boa parte da comunidade internacional e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Da Redação do Portal Vermelho