Cuba organiza em janeiro Fórum sobre ‘equilíbrio do mundo’

Mais de 300 delegados de 40 países confirmaram sua participação na 3ª Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo, fórum que se realizará em Cuba de 28 a 30 de janeiro, informou o Comitê Organizador.

O evento, que ocorrerá no Palácio das Convenções de Havana, é uma das atividades de destaque entre as que serão dedicadas ao 160º aniversário de nascimento do prócer independentista e Herói Nacional cubano, José Martí.

Trata-se de, à luz do pensamento martiano, debater uma ampla agenda sobre os principais problemas do mundo atual, assinalou em declarações à Prensa Latina o vice-presidente do Comitê Organizador, Héctor Hernández.

De acordo com o acadêmico, personalidades da América Latina, Caribe, América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio participarão na conferência, em sua terceira edição depois das celebradas em 2003 e 2008.

Hernández mencionou entre as personalidades que confirmaram presença o frade dominicano e escritor brasileiro Frei Betto, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, da Argentina, o ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, o teólogo belga Francois Houtart, o intelectual francês Ignacio Ramonet e a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

O jornalista José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, também confirmou presença e apresentará um trabalho na conferência sobre aspectos da situação internacional.

Além da presença de estrangeiros, o Fórum reunirá cerca de 200 delegados cubanos, informou o subdiretor geral do Gabinete do Programa Martiano, um estudioso do pensamento político cubano e em particular da vida e obra do herói nacional da ilha caribenha.

A conferência Pelo Equilíbrio do Mundo terá entre seus momentos culminantes a entrega do Prêmio Internacional José Martí, reconhecimento da Unesco para aqueles que desde qualquer lugar do planeta contribuem com a integração latino-americana e caribenha e a preservação da identidade e valores históricos regionais.

Com Prensa Latina