ANP: produção de petróleo no país cresceu 1,7% em novembro

A produção de petróleo no Brasil em novembro atingiu 2,045 milhões de barris por dia, alta de 1,7% em relação aos 2,011 milhões de barris diários de outubro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) no Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na comparação com os 2,188 milhões de barris diários produzidos em novembro de 2011, a extração verificada em novembro do ano passado foi 6,53% menor.

Já a produção de gás natural subiu 0,5% entre outubro e novembro e bateu novo recorde, com 73,3 milhões de metros cúbicos diários. Na comparação com novembro do ano passado a alta na produção de gás chegou a 8%.

Somadas, as produções de óleo e gás no país em novembro atingiram 2,506 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, alta de 1,45% em relação aos 2,470 milhões de BOE/dia produzidos em outubro. Na comparação com novembro de 2011, no entanto, houve queda de 4,16%.

A produção exclusiva do pré-sal também foi recorde, com 272,1 mil BOE/dia em novembro, 25,6% maior que em outubro. Foram produzidos 227,6 mil barris/dia de petróleo e 7,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Dois novos poços iniciaram a produção nos campos de Jubarte e Marlim Leste, elevando o total de poços em reservatórios do pré-sal para 15, sendo dois em Jubarte; quatro em Lula; dois em Marlim Leste; um em Barracuda; quatro em Baleia Azul; um em reservatório compartilhado pelos campos de Caratinga e Barracuda; e um em reservatório compartilhado pelos campos de Marlim e Voador.

Fonte: UOL