Alcides Amazonas é empossado deputado estadual de SP

Na tarde desta quinta-feira (3), nove deputados tomaram posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Entre eles, Alcides Amazonas, que assumiu na vaga do prefeito eleito em Jundiaí, Pedro Bigardi.

Posse Alcides Amazonas - Paulo Adalberto

Isso se deu porque a tática adotada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), legenda de ambos, foi ter uma chapa própria para a disputa proporcional ao Legislativo paulista.

Amazonas já foi vereador na Câmara Municipal de São Paulo e nos últimos sete anos exerceu a função de chefe de escritório da Agência Nacional de Petróleo, responsável pela fiscalização nos estados de São Paulo e Paraná.

Em seu discurso de posse, Alcides Amazonas disse que atuará de forma ampla, pois seu objetivo é lutar pelos direitos da população e do estado, “que deve estar acima de qualquer outro interesse”.

Para o novo deputado, a Alesp é um espaço importante da política nacional. “É aqui onde temos condições de formular políticas para melhorar a vida do povo, principalmente o povo mais pobre, mais necessitado e que depende do serviço público”, pronunciou Alcides Amazonas.

Embora saiba das dificuldades, Amazonas quer, inicialmente, propor alguns de seus projetos de lei como vereador paulistano para vigorarem em âmbito estadual.

“Sei que não é fácil, mas espero transformar em leis alguns projetos que apresentei para a cidade de São Paulo. Sou autor da lei que garante o emprego do cobrador de ônibus, da lei que foi responsável por uma nova política no setor de transporte, obrigando as empresas a colocarem motor traseiro no ônibus”, disse Amazonas.

Como vereador, Amazonas foi relator do bilhete único. “Acho possível fazermos um debate sobre a implantação do bilhete único na região metropolitana do estado”, defendeu.

Diante da experiência que obteve na Agência Nacional do Petróleo, o mandato de Amazonas dará atenção também à temática do combustível. “Com a descoberta do pré-sal, acredito que São Paulo pode ser beneficiado também”, afirmou o deputado empossado.

O ato de posse foi dirigido pelo presidente da casa, deputado Barros Munhoz (PSDB) e contou com a participação de Edson Aparecido, secretário da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin.

O ato também foi acompanhado por dirigentes comunistas, como a líder da bancada do PCdoB, a deputada Leci Brandão, Wander Geraldo, presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Orlando Silva, vereador paulistano, Marcelo Cardia, secretário de organização do Comitê Estadual, e Francisco Nelson, que está substituindo Amazonas na ANP.

Por Ana Flávia Marx