Milhares de palestinos comemoram aniversário do Fatah em Gaza
Centenas de milhares de palestinos seguidores do Al Fatah, partido do presidente Mahmud Abbas, comemoraram em Gaza o 48º aniversário dessa organização. Pela primeira vez a celebração foi realizada nesse lugar, desde que o Hamas tomou o poder da região em 2007.
Publicado 05/01/2013 10:10
Uma multidão acampou por toda a noite na praça central Al Saraya, na cidade de Gaza, para assegurar um lugar nos festejos pela fundação do Al Fatah, que ocorreu em 1959. Centenas de milhares de palestinos marcharam nesta sexta-feira (04), portando bandeiras e cartazes da organização política.
Dirigentes do Al Fatah chegaram a Gaza nesta quinta-feira pela primeira vez desde que foram expulsos por seus rivais do movimento islamita Hamas e um discurso do presidente Abbas foi projetado em um telão.
“Não há substituto à unidade nacional”, disse Abbas em sua mensagem, pedindo o fim da luta entre os “irmãos” do Al Fatah e do Hamas e exigindo o fim do bloqueio que Israel impôs à região costeira há seis anos, quando foi tomada pelo movimento islamita.
A celebração foi possível graças ao novo ambiente surgido entre ambos grupos políticos desde uma ofensiva israelense em Gaza realizada em novembro, que ocasionou gestos e declarações em favor da unidade palestina, negociada sem êxito há anos.
A reconciliação completa, no entanto, ainda está longe. O líder supremo do Hamas, Khaled Meshal, que vive em Qatar e é considerado mais pragmático que a cúpula do movimento em Gaza, forjou com Abbas um acordo de reconciliação em 2011, mas os chefes do grupo em Gaza, que não apoiaram o pacto, não colocaram o acordo em prática.
Por outro lado, Abbas conta com apoio do Ocidente e é pressionado para que não feche um acordo de unidade com o Hamas, que é considerada uma “organização terrorista” pelos Estados Unidos e a União Européia (UE) por sua luta armada contra Israel.
Fonte: EBC