Fórum de Davos não descarta colapso do euro

O colapso da zona do euro não pode ser descartado. É o que sinaliza o Fórum Mundial de Economia em seu relatório intitulado "Riscos Globais 2013", divulgado nesta terça-feira (8).

O estudo, com base na opinião de mais de mil lideres empresariais e especialistas, alerta que a atual instabilidade na zona do euro continuará apesar nas perspectivas globais pelos próximos anos. E que os riscos associados a uma grave crise sistêmica financeira, mesmo limitada, não pode ser descartada completamente.

O relatório alerta ainda que, tomando por base os protestos contra as medidas de austeridade na zona do euro, a eleição de governos que rejeitam a austeridade pode conduzir a mais paralisia econômica e levar ao ponto máximo da crise, "potencialmente desestabilizando o sistema financeiro global, no qual a confiança já está diminuindo". Enormes disparidades de renda e desequilíbrios fiscais crônicos são apontados como os dois principais riscos globais, no estudo, que servirá para as discussões em Davos no fim do mês.

O mundo corre cada vez mais riscos, com a demora na resolução da crise, que desvia a atenção dos desafios da mudança climática, da saúde e de outros problemas, segundo o documento. O relatório destaca que o persistente mal-estar econômico e eventos climáticos extremos formam uma combinação cada vez mais perigosa.

Fonte: Valor Econômico