Cidadania: rede digital amplia o alcance da TV Câmara

A TV Câmara terminou 2012 com um público potencial de 36 milhões de brasileiros. A Câmara dos Deputados inaugurou operações de TV digital em parceria com o Senado e assembleias legislativas e câmaras municipais de cinco estados. Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Jaú (SP), Barretos (SP), Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG) e Manaus (AM) são as novas cidades com sinal digital.

Até março deste ano, vão entrar em funcionamento os sistemas de TV digital de Palmas (TO), Cuiabá (MT), Vitória (ES) e Goiânia (GO), o que representará mais 7 milhões de telespectadores em potencial.

Essa cobertura mais ampla é possível graças à Rede Legislativa de TV Digital, que leva gratuitamente, desde 2006, programação 24 horas por dia da TV Câmara aos telespectadores brasileiros.

O diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura, ressalta que a expansão dessa rede aumenta a transparência do Poder Legislativo: "As informações ficam absolutamente disponíveis à sociedade brasileira de uma forma direta. As sessões são apresentadas ao vivo."

A gerente do Comitê de TV Digital da Secretaria de Comunicação (Secom) da Câmara, Evelin Maciel, explica que a parceria com as assembleias locais é fundamental para a ampliação da rede legislativa. Segundo ela, a Câmara viabiliza o canal e as assembleias se encarregam de implementar a operação.

A Câmara quer levar a rede de TV digital a todas as cidades do País. As Câmaras Municipais interessadas em aderir ao projeto podem pedir informações pelo e-mail [email protected].

Fonte: Rádio Câmara