Tropas francesas avançam para o Norte do Mali 

No 6º dia de intervenção, tropas francesas dão início a operações terrestres no Mali.

EFE (15/01)

As tropas francesas iniciaram na madrugada desta quarta-feira (16) as operações terrestres no Mali (África) e devem entrar em combate direto contra as forças rebeldes do país ainda hoje, informou Admiral Édouard Guillaud, chefe das Forças Armadas da França.

A intervenção militar francesa “Operação Serval” começou na última sexta-feira (11), quando o presidente François Hollande fez um acordo com o presidente interino malinense, Dioncounda Traoré, e confirmou a entrada das forças francesas para apoiar o Exército do país contra grupos rebeldes.

Até esta quarta-feira (16), a ofensiva francesa estava focada em ataques aéreos nas regiões controladas pelos rebeldes. Agora, de acordo com o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, a investida contará com operações terrestres e bombardeios.

Com a intensificação do conflito, a crise humanitária no país africano se agravou. A ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) informou nesta quarta (16) que 150 mil pessoas já deixaram o Mali por conta dos embates. Segundo a OCHA (Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários), cerca de 230 mil residentes estão se deslocando do país.

A estimativa é que no Mali, ex-colônia da França, vivam cerca de 6 mil franceses.

A ação francesa conta com o apoio dos Estados Unidos e da maior parte dos países europeus.

O anúncio de Paris indica que o Governo de François Hollande está disposto a assumir um papel intervencionista na ex-colônia africana. O presidente francês admitiu nesta terça-feira (14) que o destacamento de tropas no Mali iria aumentar.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e Opera Mundi