Unesco entra na discussão sobre antigo Museu do Índio

Agora a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entrou no debate sobre a decisão do governo do Rio de Janeiro de demolir o prédio do antigo Museu do Índio que fica nos arredores do Maracanã.

Agência Brasil

Para isso, a Unesco pretende enviar uma carta ao governo brasileiro solicitando esclarecimentos sobre o plano de demolição. A carta solicitando informações será enviada à representação diplomática do Brasil na Unesco, em Paris.

A resposta das autoridades brasileiras será examinada pelo comitê do patrimônio mundial da Unesco, que se pronunciará sobre a questão.

O governo do Rio, com apoio da prefeitura da cidade, tem como plano a demolição do prédio para a construção de um estacionamento como modernização do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014. O governo alega que o prédio não é tombado e que já fazia parte dos planos a demolição do local. 

Segundo o governo do Rio, já há uma licitação aprovada para tanto, orçada em R$ 586 mil. O contrato, porém, não está assinado. A previsão era de que a demolição ocorresse antes da Copa das Confederações, em junho.

Com agências