Luiz Manfredini: a formação é a base da ação política do PCdoB

“Sem a formação o Partido não teria o grau de formulação programática e de ação política que possui hoje", foi o que declarou Luiz Manfredini, representante estadual do Departamento de Quadros do Paraná, em participação no programa Destaques do Vermelho, ao falar sobre a importância da realização dos cursos de formação do PCdoB.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Manfredini, que também é jornalista e escritor, exlicou que "o PCdoB é o único Partido do espectro político que possui cuidados muitos intensos com a formação teórica e política. De modo que não é por acaso que possui uma escola estruturada com cursos de vários níveis".

Ouça na
Rádio VErmelho:

Curso de Formação do PCdoB começa neste domingo

Manfredini: O livro resgata mais um capítulo da história do PCdoB

Ele destaca que isso acorre porque toda a formulação do programática, tática e estratégica do PCdoB se baseia em uma ferramenta teórica que é o marxismo-leninismo aplicada na realidade brasileira.

"A consciência é o elemento essencial que leva a militância e seus quadros partidários a sua ação revolucionária. Uma consciência que está diretamente ligada a uma base científica, esta que é o marxismo. Então, o desafio do Partido é está sempre aprofundando os estudos neste sentido. Para melhorar tanto a sua intervenção na luta transformadora, quando para melhorar a capacidade da militância de agir em favor dessa transformação.

Para o escritor comunista, sem a formação partidária os filiados ao Partido não possuiriam a base necessária para compreender o que está posto nos programas partidários. “Sem a formação o Partido não teria o grau de formulação programática e de ação política que possui hoje. Formulação que sustentou o PCdoB ao longo de crises e perseguições”.

Curso Nível III

O Curso Nacional de Nível III é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda, por meio da Escola Nacional, com a participação da Secretaria Nacional de Organização e acontecerá no período de 20 a 31 de janeiro de 2013, no Hotel Fazenda Hípica Atibaia, São Paulo.

De acordo com informações da Escola, o curso tem a duração total de 90 (noventa) horas (distribuídas entre a programação de cada referencial temático e outras atividades).

Ouça a íntegra da entrevista: