A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Resistência

Aldo Arantes: povo não aceita golpe

Em 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, o Brasil viveu uma grave crise. Contra a tentativa de golpe, que visava impedir a posse do vice João Goulart, o povo foi às ruas. Entre os que derrotaram a aventura antidemocrática, estava o então presidente da UNE, Aldo Arantes. Hoje, momento em que há nova movimentação para impedir um presidente eleito de exercer seu mandato, Aldo concede entrevista à Rádio Vermelho para lembrar a força que o povo tem na defesa da legalidade.

Rappin Hood destaca a importância do Memorial da Democracia

Nesta terça-feira (1º) o Instituto Lula lançou o acervo virtual Memorial da Democracia, que resgata a memória das últimas décadas e as lutas para a conquista da redemocratização. O rapper e ativista do movimento hip hop, Rappin Hood, compareceu ao evento em São Bernardo do Campo (SP) e falou sobre a importância do memorial para os mais jovens e também sobre o papel do hip hop na conscientização principalmente da juventude.

Coletivos feministas protestam contra falta de segurança na USP

Após a Comissão Parlamentar de Inquérito investigar as diversas formas de violência nas universidades paulistas, no início do ano na Assembleia Legislativa de São Paulo, a reitoria da USP traçou um plano de segurança para tentar evitar os estupros. Em junho mais uma estudante foi estuprada na Cidade Universitária e coletivos feministas protestaram, nesta segunda-feira (24), em frente à reitoria, contra essas medidas de segurança consideradas ineficazes.

Manifestantes falam sobre a marcha da Democracia que aconteceu dia 20

A Rádio Vermelho compareceu à manifestação da última quinta-feira (20), em São Paulo, em que se reuniram cerca de 100 mil pessoas para apoiar a presidenta Dilma contra o golpe, contra os ajustes fiscais e por mais conquistas e avanços sociais para o país. A rádio perguntou aos manifestantes o por quê de estarem ali e qual a importância dessa manifestação no sentido de combater o avanço do conservadorismo no Brasil.

Médicos debatem conservadorismo de classe e mercantilização da saúde

Avanços e desafios das políticas de saúde no Brasil são temas de reportagens, vídeos e artigos do site Saúde Popular, lançado no início do mês pela Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. O objetivo do grupo é mostrar aos brasileiros que existem outras formas de se produzir saúde, destacando as políticas públicas como o Sistema Único de Saúde, o programa Mais Médicos, além de combater a mercantilização da saúde e o conservadorismo de classe.

Jornada Pela Democracia debate papel da esquerda contra o golpe

Neste domingo (16), além das manifestações contra o governo federal, aconteceu em São Paulo a terceira Jornada pela Democracia. Professores, políticos, integrantes dos movimentos sociais e sindicais participaram dessa edição, realizada em frente à sede do Instituto Lula, na zona sul de São Paulo. Os principais temas abordados foram o avanço do conservadorismo e qual o papel da esquerda para frear o golpe, além da influência da grande mídia que tem mudado o próprio discurso nas últimas semanas.

Terceira edição da Jornada pela Democracia acontece no domingo

O jornalista Camilo Vannuchi, um dos organizadores da Jornada Pela Democracia, comenta a terceira edição da jornada que acontecerá no domingo (16), em frente ao Instituto Lula em São Paulo, com debates sobre a escalada conservadora e resistência ao golpe. “Essa é a primeira jornada que vai acontecer ao ar livre e juntamente de um grande ato organizado por movimentos sociais e sindicatos”, disse Camilo em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Estudantes sensibilizam parlamentares na luta contra a PEC 171

Esta semana volta à pauta da Câmara dos Deputados a PEC 171. A proposta de emenda à constituição que pretende reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade será votada em segundo turno pelo plenário da Casa. Barbara Melo, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, explica por que esta medida é tão nociva às crianças e adolescentes e também fala como os parlamentares têm reagido às manifestações dos estudantes.

Movimentos sociais se unem contra o avanço do fascismo no Brasil

O coordenador da Central dos Movimentos Populares, Raimundo Bonfim, fala sobre a frente Todos Pela Democracia e a união dos movimentos sociais contra o avanço do fascismo e a tentativa de golpe da direita no país. “Muitas reuniões estão ocorrendo em todo o Brasil com a presença da maioria dos movimentos sociais para que dia 20 de agosto possamos ir às ruas bem articulados para marcharmos pela democracia e pelo avanço das conquistas sociais”, falou Raimundo à Rádio Brasil Atual.

Indígenas protestam pela retomada das demarcações de terras

Nesta segunda-feira (10), cerca de 100 lideranças dos povos indígenas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul fizeram um ato em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para cobrar a retomada das demarcações de terras. Um grupo de indígenas, 20 deles, foram recebidos por representantes da secretaria Geral da Presidência. 

Edson França faz um balanço da 5ª Plenária Nacional da Unegro

Em entrevista exclusiva à Rádio Vermelho, o presidente da União de Negros pela Igualdade, Edson França, faz um balanço da 5ª Plenária Nacional da Unegro, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de agosto em Brasília. Edson falou sobre os assuntos debatidos no evento e quais as principais bandeiras que o movimento negro irá defender daqui em diante.

Unegro fortalece a luta contra o racismo em plenária nacional

Começa nesta sexta-feira (7) a 5ª Plenária Nacional da Unegro, no Centro de Convenções Instituto Israel Pinheiro, em Brasília. O encontro reúne militantes do movimento negro de todo o Brasil para um balanço das conquistas e dos desafios do movimento social no atual cenário político nacional.

1 2 3 12