Curso do CES/CTB reúne dezenas de sindicalistas em SP

Terminou na última sexta-feira (18) o 5º Curso de Formação de Formadores e Formadoras do Centro de Estudos Sindicais (CES), promovido em parceria com a CTB. O evento realizado em São Paulo, no Hotel Santa Mônica, em Guarulhos, reuniu dezenas de sindicalistas de 15 estados brasileiros.

Renato Rabelo abordou conjuntura política na mesa coordenada por Augusto Petta e Katia Gaivoto – Foto: CTB

Participaram dirigentes de sindicatos filiados à CTB do RS, SP, RJ, MG, BA, AL, SE, PE, RN, PI, MA, PA, AP, RR e GO.

O objetivo do curso foi formar multiplicadores. Sindicalistas que já participaram de outros cursos de formação do CES e que se disponham a ministrar aulas ativistas sindicais pelo Brasil afora forrmaram o público alvo.

Renato Rabelo, presidente Nacional do PCdoB, abriu os debates na última segunda-feira (14), abordando a atual conjuntura política e a situação dos trabalhadores. Roberto Amaral, presidente do PSB, que participaria do debate não pode comparecer, mas justificou sua ausência.

O curso contou ainda com debates acerca do materialismo dialético e trabalho, com palestra de Nereide Saviani; economia brasileira e o projeto nacional de desenvolvimento, com Denise Lobato e o assessor da CTB, Umberto Martins; integração e o sindicalismo latino-americano, com o secretário adjunto de Relações Internacionais João Batista Lemos; e o movimento sindical brasileiro, com o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana.

Simultaneamente, o CES também realizou o “II Curso de Gestão Sindical”, oferecido para sindicalistas interessados em aprofundar a compreensão sobre o funcionamento e organização das entidades sindicais.

Para Carlos Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da CTB a parceria firmada com o CES consolida a defesa da Central pela formação sindical. “A CTB, desde sua fundação sempre priorizou a formação de seus sindicalistas. Nesses quatro anos de parceria mais de sete mil dirigentes fortaleceram sua formação por meio dos cursos oferecidos pelo CES/CTB”, destaca.

Fonte: Portal CTB