Marcha das centrais em março irá resgatar Agenda da Conclat

As centrais sindicais bateram o martelo nesta quarta-feira (23), ao confirmarem, após reunião ocorrida na cidade de São Paulo, a realização da Marcha da Classe Trabalhadora por Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho, em Brasília, no dia 6 de março, com o propósito de entregar uma pauta de reivindicações ao governo, baseada na Agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). A intenção dos sindicalistas é entregar a pauta diretamente à presidente Dilma Rousseff.

Os representantes das centrais entendem que a data é pertinente, pelo fato de coincidir com as semanas iniciais dos trabalhos da Câmara Federal em 2013. Além disso, entre os dias 4 e 8 de março a cidade de Brasília também abrigará o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade que poderá contribuir de maneira determinante para o sucesso da marcha.

A CTB foi representada na reunião por seu presidente nacional, Wagner Gomes, e pelo presidente da CTB-BA, Adílson Araújo, além do assessor Umberto Martins. Ambos os dirigentes entendem que a marcha marcará a retomada das lutas unitárias das centrais por novos avanços para a classe trabalhadora.

“O desafio maior que teremos é o de destravar a agenda da classe trabalhadora. Se o governo federal absorver parte das nossas propostas, o Brasil irá caminhar muito bem nos próximos anos. Mas para isso precisamos ter ao menos alguma sinalização por parte da presidenta Dilma”, afirmou o presidente da CTB-BA.

As bandeiras principais a serem reforçadas durante a marcha são: fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários, 10% do PIB para a Educação, 10% do PIB para Saúde, reforma agrária, valorização das aposentadorias, ratificação das convenções 151 e 158 da OIT e mudanças na política macroeconômica.

Fonte: Ascom CTB